Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34114
Tipo: Tese
Título: Entre o 'ímpeto secularizador’ e a ‘sã teologia’ : tolerância religiosa, secularização e ilustração católica no mundo luso (séculos XVIII-XIX)
Autor(es): Igor Tadeu Camilo Rocha
Primeiro Orientador: Luiz Carlos Villalta
Primeiro membro da banca : Laura de Mello e Souza
Segundo membro da banca: Aldair Carlos Rodrigues
Terceiro membro da banca: Marie-Noëlle Ciccia
Quarto membro da banca: Álvaro Araújo de Antunes
Quinto membro da banca: Adriana Romeiro
Resumo: Esta tese é fruto de um trabalho investigativo sobre as formulações e defesa da tolerância religiosa no Iluminismo católico de Portugal, em maior medida, mas tocante também a alguns trânsitos com o Brasil. Parte-se do pressuposto que o processo secularizador pelo qual o reino ibérico passou, ao longo do século XVIII, foi um elemento fundamental de articulação de vertentes anteriores de defesa de maior tolerância religiosa com debates pertinentes às Luzes. Dessa forma, essa tolerância religiosa foi produto de sínteses bastante complexas, apresentadas em espaços e sociabilidades típicas do Setecentos e foram, em alguma maneira, agentes de mudanças numa realidade marcada pela vigilância em matérias de opinião e religião. Tais formulações sobre a tolerância religiosa fizeram parte, de maneiras mais radicais ou mais moderadas, de tensões próprias da disputa por um campo religioso – entendido, aqui, como o acesso legítimo aos chamados “bens de salvação”, na terminologia de Pierre Bourdieu, que englobam de interpretações reconhecidas e autorizadas das Escrituras a ritos e preceitos religiosos –, formando, assim, um substrato crítico fundamental para se pensar a dissolução de algumas instituições basilares do Antigo Regime.
Abstract: This thesis is the result of an investigative work on the formulations and defense of religious tolerance in the Catholic Enlightenment of Portugal, to a greater extent, but also touching on some transits with Brazil. It is assumed that the secularization process through which the Iberian kingdom passed, during the eighteenth century, was a fundamental element of articulation of previous strands of defense of greater religious tolerance with debates pertinent to the Enlightenment. In this way, this religious tolerance was the product of quite complex syntheses, presented in typical spaces and sociabilities of the Seventeenth and were, in some way, agents of change in a reality marked by vigilance in matters of opinion and religion. Such formulations of religious tolerance were part of the more radical or more moderate forms of tension inherent in the struggle for a “religious field” – understood here as legitimate access to the so-called “assets of salvation” in Pierre Bourdieu's terminology, which encompass from recognized and authorized interpretations of the Scriptures to religious rites and precepts –, thus forming a fundamental critical substrate for thinking about the dissolution of some basic institutions of the Ancient Regime.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34114
Data do documento: 28-Mai-2019
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