Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34118
Tipo: Dissertação
Título: O continente que virou uma nação? Aspectos do Brasil e da geografia brasileira nos textos de Aroldo de Azevedo
Autor(es): Luciana Dias Gontijo Soares
primer Tutor: Rogata Soares Del Gaudio
Segundo Tutor: Doralice Barros Pereira
primer miembro del tribunal : Valéria de Oliveira Roque Ascenção
Segundo miembro del tribunal: Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida
Tercer miembro del tribunal: Astrogildo Luiz de França Filho
Resumen: Esta pesquisa busca compreender se há relação entre a institucionalização da Geografia no Brasil e a construção/consolidação de uma ideologia nacional brasileira hegemônica, por meio da análise de textos acadêmicos de Aroldo de Azevedo, publicados entre as décadas de 1930 e 1970. Destes, foram selecionados os escritos do autor que tratam de concepções teórico-metodológicas da Geografia, bem como aqueles que abordam aspectos relacionados ao Brasil. O intuito de tal escolha foi caracterizar a Geografia de Aroldo de Azevedo e compreender de que maneira sua produção contribuiu, ou não, para a construção de um “determinado” Brasil. Que Brasil seria este? É o que procuramos apresentar ao longo do desenvolvimento desta pesquisa. Considera-se que a “visão social de mundo” do geógrafo paulista se entrelaça de maneira indissociável ao seu saber/fazer geográficos. Tornou-se indispensável, portanto, analisar sua figura integrando-a ao contexto histórico e aos grupos sociais dos quais fazia parte. Entendendo seus textos como discursos e partindo da perspectiva do discurso como uma possibilidade de mudança social, optou-se pelo uso da Análise Crítica do Discurso, a partir da proposição de N. Fairclough (2001), como ferramenta metodológica. Além disso, tendo em vista a ampla utilização de recursos imagéticos pela ciência geográfica, apoiamo-nos na Gramática do Design Visual para sua verificação. Apresentou-se o debate realizado pela intelligentsia brasileira sobre a identidade nacional e como Aroldo de Azevedo nele se situou, considerando, também, seus principais interlocutores. Dessa forma foi possível identificar que o discurso de Aroldo de Azevedo compunha o discurso hegemônico de “reelogio à colonização portuguesa”, mais afeito à continuidade do que à ruptura deste processo.
Abstract: This research aims to understand whether there is a relation between the institutionalization of Geography in Brazil and the construction/consolidation of a hegemonic Brazilian national ideology, through the analysis of Aroldo de Azevedo’s academic texts, published between the 1930s and 1970s. From this writings, were selected those that broach about theoretical-methodological conceptions of Geography, as well as those that discuss aspects related to Brazil. The aim of this choice was to characterize Aroldo de Azevedos’Geography and to understand how his production contributed, or not, to the construction of a “certain” Brazil. What would this Brazil be? That is what we intend to answer throughout the development of this research. It is considered that a “social view of the world” by the Brazilian geographer is inextricably linked to his geographic knowledge / practice. Therefore, it has become indispensable to analyze his figure by integrating it into the historical context and the social groups he belonged to. Understanding his texts as discourses and starting from the perspective of discourse as a possibility for social change, we choose the use of Critical Discourse Analysis, based on the proposition of N. Fairclough (2001), as a methodology. In addition, we use the Grammar of Visual Design due to the wide use of imagery resources by geographic science. It presents how Aroldo de Azevedo was situated in the debate carried out by Brazilian intelligence about national identity. Who were his main interlocutors? It was possible to identify the speech of Aroldo de Azevedo as part of the hegemonic speech of “re-praising Portuguese colonization”, more prone to continuity this process than break it.
Asunto: Geografia – Brasil
Educação
Análise crítica do discurso – Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34118
Fecha del documento: 31-jul-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
_Dissert Luciana_versao final.pdf3.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.