Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34123
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Juliana Silveira Mafrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3369218037531423pt_BR
dc.contributor.referee1Samara Vilaça Xavierpt_BR
dc.creatorJuliana Aparecida Mendes de Andrade Diaspt_BR
dc.date.accessioned2020-09-14T17:47:43Z-
dc.date.available2020-09-14T17:47:43Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34123-
dc.description.abstractThinking of photography as an artistic and pedagogical resource, this research takes place through the relationship between technology and culture and society. Currently, children have shown an interest in technologies related to photography and, therefore, some image production processes are suggested as proposals for pedagogical activities. This work addresses the processes of image production, from Renaissance paintings to current and accessible photographs on cell phone cameras. An artist studied here was David Hockney, who in his book The Secret Knowledge tries to rediscover the lost techniques of the great masters and, moreover, it shows us the need that man has to represent reality, but also to invent it. In this investigation some artists were highlighted, one of them was Cartier Bresson, a French painter who became a photographer.pt_BR
dc.description.resumoPensando na fotografia como recurso artístico e pedagógico, esta pesquisa se dá pela relação da tecnologia com a cultura e a sociedade. Atualmente as crianças têm demonstrado interesse nas tecnologias ligadas à fotografia e, por isso, alguns processos de produção de imagens são sugeridos como propostas de atividades pedagógicas. Este trabalho aborda os processos de produção de imagens, desde as pinturas renascentistas até as atuais e acessíveis fotografias em câmeras de celulares. Um artista aqui estudado foi David Hockney, que em seu livro O Conhecimento Secreto tenta redescobrir as técnicas perdidas dos grandes mestres e, além disso, nos mostra a necessidade que o homem tem de representar a realidade, mas também de inventá-la. Nessa investigação alguns artistas foram destacados, um deles foi Cartier Bresson, um pintor francês que se tornou fotógrafo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.otherArte – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherFotografiapt_BR
dc.subject.otherArte e tecnologiapt_BR
dc.titleA fotografia como recurso artístico e pedagógicopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MonografiaFINAL_JulianaAndradeDias.pdf2.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.