Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34124
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elisângela Chavespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3860333456560633pt_BR
dc.contributor.referee1Gustavo Pereira Côrtespt_BR
dc.contributor.referee2Marília Velardipt_BR
dc.creatorTelma Rodriguespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9451584852104060pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-14T18:04:10Z-
dc.date.available2020-09-14T18:04:10Z-
dc.date.issued2020-05-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34124-
dc.description.abstractThis study sheds lights on the creation of a dance spetacle in the integral education context, with the participation of various schools and from a formative process. The project A educação integral nos palcos da cidade puts forth a training process led by assistant choreographers focused on the development of a collective creative performance in municipal schools of Belo Horizonte. From the perspective of the choreographers, which is accessed through semi-structured interviews, the research intends to investigate the transformative potential of the project regarding aesthetic awareness and access to the local cultural assets, such as theaters. These local networks and communities were approached as a rhizome, and the insertion in this map was done with cartographic inspiration. The reports revealed that the greatest power perceived by the interviewees was the possibility of congregation, which enhances their professional possibilities and reduces the feeling of isolation in school work. The stage, which represents a sacred space for art, cathalized the educational process, and brought forth values considered important by students. From the perspective of the interviewees, teachers and school workers were not effectively touched by the result of the project. The access to leisure and culture of those involved in the project proved to be feeble. In the context of educational public policies, for a society to become increasingly democratic and inclusive, discussions about the importance of leisure as a citizen's right must also be guided in the educational context, and exemplarily in the perspective of integral education as demonstrated in this study.pt_BR
dc.description.resumoA criação de um espetáculo de dança no contexto da educação integral, com a participação de várias escolas e a partir de um processo formativo, é o foco desse estudo. O projeto A Educação Integral nos Palcos da Cidade conduz um processo formativo que propõe o desenvolvimento de um espetáculo de criação coletiva, com escolas municipais de Belo Horizonte, a partir da participação de seus monitores coreógrafos e cujo desfecho se dá em um teatro da cidade, tendo como elenco os estudantes. A partir dos olhares dos monitores coreógrafos, acessados por meio de entrevista semiestruturada, a pesquisa pretendeu investigar o potencial transformador do projeto em relação à sensibilização estética e ao acesso aos bens culturais da cidade e equipamentos de cultura e lazer, como os teatros. As redes de compartilhamento foram abordadas como um rizoma e a inserção nesse mapa foi feita com inspiração cartográfica. O percurso pelos relatos revelou que a maior potência percebida pelos entrevistados nesse processo foi a possibilidade do encontro, que fortalece sua atuação profissional e diminui a sensação de isolamento no cotidiano escolar. O palco e a experiência estética apareceram demonstrando a potência da dança como meio para o processo educativo. As pistas encontradas indicam a necessidade de ações educativas para toda a rede de envolvidos, para que possam desfrutar de bens culturais e se apropriar das oportunidades de cultura e lazer da cidade. No âmbito das políticas públicas educacionais, para que uma sociedade se torne cada vez mais democrática e inclusiva, as discussões sobre a importância do lazer como direito do cidadão também devem ser pautadas no contexto educacional, e exemplarmente na perspectiva da educação integral como demonstrado neste estudo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos do Lazerpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleA coreografia da rede: olhares sobre o projeto Palcos da Cidade no Programa Escola Integrada em Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL Telma 29.5.2020.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.