Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34125
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Artur Luiz de Souza Macielpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1138172057810686pt_BR
dc.contributor.referee1João Augusto Cristeli de Oliveirapt_BR
dc.creatorSolange Monteiro Leitept_BR
dc.date.accessioned2020-09-14T18:11:13Z-
dc.date.available2020-09-14T18:11:13Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34125-
dc.description.abstractThis monograph aims to discuss the importance of drawing and modeling in clay, for the learning of children in the literacy phase. Through theoretical support, the research sought to survey the conceptions of authors such as: Vygotsky (1998), Piaget (1976), Luquet (1969), among others, in relation to drawing and modeling in child development. The research aims to investigate the teaching of drawing and three-dimensional art for children who are in the initial phase of learning written language. Drawing precedes writing, it is the "prehistory '' of writing, thus, on the development process of children's writing, we sought support in the psychogenetic theory of Emilia Ferreiro and Ana Teberosky (1999). thematic pertinence to the objectives proposed in this monograph.pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia visa discutir a importância do desenho e da modelagem em argila, para o aprendizado de crianças na fase de alfabetização. Por meio de embasamento teórico, a pesquisa procurou fazer um levantamento das concepções de autores como: Vygotsky (1998), Piaget (1976), Luquet (1969), entre outros, em relação ao desenho e a modelagem no desenvolvimento infantil. A pesquisa tem por objetivo investigar o ensino do desenho e da arte tridimensional para crianças que se encontram na fase inicial da aprendizagem da linguagem escrita. O desenho antecede a escrita, é a "pré-história'' da escrita, deste modo, sobre o processo de desenvolvimento da escrita infantil, buscou-se respaldo na teoria psicogenética de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999). O estudo bibliográfico apresentou pertinência temática aos objetivos propostos nesta monografia.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenho infantilpt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherArte – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherDesenhopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleO ensino de artes visuais para crianças na fase inicial da aprendizagem da escritapt_BR
dc.title.alternativeTeaching visual arts to children in the initial phase of learning to writept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ensino de artes visuais para crianças na fase inicial da aprendizagem da escrita.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.