Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34125
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Artur Luiz de Souza Maciel | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1138172057810686 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | João Augusto Cristeli de Oliveira | pt_BR |
dc.creator | Solange Monteiro Leite | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-14T18:11:13Z | - |
dc.date.available | 2020-09-14T18:11:13Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34125 | - |
dc.description.abstract | This monograph aims to discuss the importance of drawing and modeling in clay, for the learning of children in the literacy phase. Through theoretical support, the research sought to survey the conceptions of authors such as: Vygotsky (1998), Piaget (1976), Luquet (1969), among others, in relation to drawing and modeling in child development. The research aims to investigate the teaching of drawing and three-dimensional art for children who are in the initial phase of learning written language. Drawing precedes writing, it is the "prehistory '' of writing, thus, on the development process of children's writing, we sought support in the psychogenetic theory of Emilia Ferreiro and Ana Teberosky (1999). thematic pertinence to the objectives proposed in this monograph. | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente monografia visa discutir a importância do desenho e da modelagem em argila, para o aprendizado de crianças na fase de alfabetização. Por meio de embasamento teórico, a pesquisa procurou fazer um levantamento das concepções de autores como: Vygotsky (1998), Piaget (1976), Luquet (1969), entre outros, em relação ao desenho e a modelagem no desenvolvimento infantil. A pesquisa tem por objetivo investigar o ensino do desenho e da arte tridimensional para crianças que se encontram na fase inicial da aprendizagem da linguagem escrita. O desenho antecede a escrita, é a "pré-história'' da escrita, deste modo, sobre o processo de desenvolvimento da escrita infantil, buscou-se respaldo na teoria psicogenética de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999). O estudo bibliográfico apresentou pertinência temática aos objetivos propostos nesta monografia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenho infantil | pt_BR |
dc.subject | Modelagem | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Arte – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Desenho | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e educação | pt_BR |
dc.title | O ensino de artes visuais para crianças na fase inicial da aprendizagem da escrita | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching visual arts to children in the initial phase of learning to write | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ensino de artes visuais para crianças na fase inicial da aprendizagem da escrita.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.