Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34126
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kátia Lúcia Moreira Lemospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9718076230398618pt_BR
dc.creatorRonaldo Martins Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112402812488795pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-14T18:17:30Z-
dc.date.available2020-09-14T18:17:30Z-
dc.date.issued2020-06-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34126-
dc.description.abstractThe goal of this study was to verify the development of tactical intelligence through a didactic unit, in physical education classes in a public school. The sample consisted of 28 students of both sexes aged 10 to 12 years old, with the contents of handball and futsal being developed through the situational method. In order to categorizing and classifying the classes, it was used the protocol developed by Stefanello (1999) adapted by Saad (2002) for futsal and modified by the Center for Studies in Cognition and Action (CECA) for basketball. To assess the students' tactical procedural knowledge, the Procedural Tactical Knowledge Test for Sports Guidance (PTKTSG2) was used. The results indicated an increase in different actions and actions total in the PTKT-SG2 test in the hand game, as well as the evolution and maintenance of the number of actions in the hand game test and also in the foot game test. It is believed that several variables commonly present in the school environment interfered in the learning process throughout the didactic unit, such as school events, material, class history with physical education, and indiscipline. Through the use of the situational methodology, it was possible to make it possible for students to participate in activities effectively, expanding the repertoire of decision making.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento da inteligência tática, através de uma unidade didática, nas aulas de Educação Física, em uma escola pública. A amostra foi composta por 28 estudantes de ambos os sexos, na faixa etária de 10 a 12 anos, sendo desenvolvidos os conteúdos de handebol e futsal, através do método situacional. Para o processo de categorização e classificação das aulas, foi utilizado o protocolo desenvolvido por Stefanello (1999), adaptado por Saad (2002), para o futsal e modificado pelo Centro de Estudos de Cognição e Ação (CECA) para o basquetebol. Para avaliar o conhecimento tático processual dos estudantes, foi utilizado o Teste de Conhecimento Tático Processual para Orientação Esportiva (TCTP:OE2). Os resultados indicaram aumento de ações distintas e do total de ações no teste TCTP:OE2, tendo em vista o jogo com as mãos, assim como evolução e manutenção do número de ações no teste do jogo com as mãos e também no teste do jogo com os pés. Acredita-se que diversas variáveis comumente presentes no ambiente escolar interferiram no processo de aprendizagem, ao longo da unidade didática, como eventos escolares, material disponível, histórico da turma com a Educação Física e indisciplina. Através da utilização da metodologia situacional, foi possível oportunizar que os estudantes participassem das atividades de forma efetiva, ampliando o repertório de tomada de decisões.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvendo a inteligência tática nas aulas de Educação Físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desenvolvendo a inteligência tática nas aulas de educação física.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.