Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34143
Tipo: Dissertação
Título: O fenômeno arquibancada: análise do afastamento das meninas nas aulas de Educação Física do Ensino Médio em uma escola na rede estadual de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): The archibanced phenomenon: analysis of girls' withdrawal from high school Physical Education classes at a school in the state of Minas Gerais
Autor(es): Carolina Mezzetti de Freitas Rochael
Primeiro Orientador: Gustavo Pereira Côrtes
Primeiro membro da banca : Eustaquia Salvadora de Sousa
Segundo membro da banca: Admir Soares de Almeida Júnior
Resumo: Esse estudo pretende compreender quais são as razões e justificativas que fazem com que educandas decidam não participar das aulas de Educação Física, o que gera o afastamento das mesmas. A pesquisa foi realizada com algumas adolescentes das 3ª e 2ª séries do Ensino Médio, em uma escola pública da rede Estadual de Minas Gerais. Escolheu-se a perspectiva de uma investigação qualitativa, de caráter descritivo, com o registro de fatos e impressões em um diário de bordo, a realização de entrevistas semiestruturadas com as participantes e a organização de dois grupos focais. A análise de dados baseou-se na perspectiva da Fenomenologia, que analisa as questões relacionadas à experiência humana, em um tempo e um lugar específicos. Dessa forma, as falas das estudantes foram analisadas e interpretadas em 3 categorias definidas como estrutural, pedagógica e comportamental, para apresentar as possíveis razões do fenômeno “arquibancada” presentes no discurso e no comportamento das adolescentes. Além disso, o estudo buscou identificar se as expectativas corporais impostas para os corpos femininos influenciam no afastamento das meninas das aulas de Educação Física. Por fim, a pesquisa tem o intuito de aprofundar o debate sobre a temática afastamento, discutir questões relacionadas ao corpo e ao gênero e possibilitar reflexões acerca de intervenções para motivar e incluir as estudantes nas aulas de Educação Física.
Abstract: This study intends to understand what are the reasons and justifications that make students decide not to participate in Physical Education classes, which generates distance from classes. The research was carried out with a few teenagers from the 3rd and 2nd grades of High School in a public school in the State of Minas Gerais. The perspective of a qualitative, descriptive investigation was chosen, using notes in a research journal, interviews with the participants and two focus groups. Data analysis was developed from the perspective of Phenomenology that analyzes issues related to human experience, at a specific time and place. Therefore, the students' speeches were analyzed, categorized and interpreted in 3 categories defined as structural, pedagogical and behavioral, to present the possible reasons for the “bleachers” phenomenon present in the speech and behavior of the teenagers. In addition, to identify whether the bodily expectations imposed on female bodies influence the withdrawal from Physical Education classes. Finally, this study aims to deepen the debate on the theme of absence, discuss issues related to body and gender and enable reflections on interventions to motivate and include students in classes and Physical Education.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34143
Data do documento: 13-Abr-2020
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