Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34157
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cristiano Silva de Barrospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4730047994577097pt_BR
dc.contributor.referee1Evaldo Balbino da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Laureny Aparecida Lourenço da Silvapt_BR
dc.creatorJanaína Mendes Silva Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4135414214566123pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-17T15:03:03Z-
dc.date.available2020-09-17T15:03:03Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34157-
dc.description.abstractA work with Reading in classroom, if properly done through teacher's mediation, can bring a significant experience of literary literacy to student's education like a reader.The proposal of this project was to develop a basic sequence of literary literacy, verifying the contribution of a novel reading in the literary reader’s education in the Junior High School. The research is a qualitative one and was done with students of 8th grade of Junior High School of a public school in the municipality of Pitangui/MG. Rethinking the practice in classroom for literary texts approach, this research wanted to answer the question: What strategies should be used to develop a novel reading in the Junior High School, in order to enable a significant experience of literary literacy that contributes to the literary reader’s education? Bearing this in mind, with the application of the project, the initial hypothesis that through teacher's mediation in the novel reading, using a basic sequence of literary literacy, students can optimize literary readers’ education was confirmed. The datais came collected through questionnaires answered by students, through activities used, through classes observation, through the student’s records in the reader’s diary and through a researcher-teacher's reflexive diary. The practice of this project was based on the Basic sequence of literary literacy proposed by COSSON (2018b). The theoretical reference was based on COSSON (2018a, 2018b, 2011, 2010, 2004), COLOMER (2003, 2017), COSSON; SOUZA (2011), CANDIDO (1989, 1995, 2002), BAKHTIN (2002), SOARES (2006), AGUIAR (2006), ZILBERMAN (2008a, 2008b), CORTÁZAR (2006), MARQUES (2012), TIHANOV (2013). This research is an important opportunity for Portuguese language teachers to rethink how literary reading has been working at school, after all they are mediators in the literary reader’s education.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho com leitura em sala de aula, se bem aplicado com mediação do professor, pode trazer uma experiência de letramento literário significativa para a formação do aluno como leitor. A proposta deste projeto foi desenvolver uma sequência básica do letramento literário (COSSON, 2018b), verificando a contribuição da leitura do gênero romance na formação do leitor literário no Ensino Fundamental II. A pesquisa teve caráter qualitativo e foi aplicada a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública no município de Pitangui/MG. Repensando a prática em sala de aula quanto à abordagem do texto literário, a presente pesquisa quis responder à seguinte questão: quais estratégias devem ser utilizadas para desenvolver a leitura de romances no Ensino Fundamental II, a fim de possibilitar uma experiência de letramento literário significativa que contribua para a formação do leitor literário? Diante desse problema, com a aplicação do projeto, foi confirmada a hipótese inicial de que com a mediação do professor na leitura do gênero romance, através da aplicação de uma sequência básica do letramento literário, o aluno poderia potencializar sua formação como leitor literário. Os dados vieram dos questionários preenchidos pelos alunos, das atividades realizadas, da observação das aulas, dos registros dos alunos no diário do leitor, e do diário reflexivo da professorapesquisadora. A prática deste projeto foi baseada na sequência básica do letramento literário proposta por COSSON (2018b). O referencial teórico baseou-se em COSSON (2018a, 2018b, 2011, 2010, 2004), COLOMER (2003, 2017), COSSON; SOUZA (2011), CANDIDO (1989, 1995, 2002), BAKHTIN (2002), SOARES (2006), AGUIAR (2006), ZILBERMAN (2008a, 2008b), CORTÁZAR (2006), MARQUES (2012), TIHANOV (2013). Esta pesquisa é importante oportunidade para professores de Língua Portuguesa repensarem como têm trabalhado a leitura literária na escola, afinal são mediadores no processo de formação do leitor literário.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFormação do leitor literáriopt_BR
dc.subjectRomancept_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherLiteratura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLiteratura – Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores de português – Formaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa (Ensino fundamental) – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLeitura – Aprendizagempt_BR
dc.titleA contribuição da leitura do gênero romance na formação do leitor literário no Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_JanaínaMendes.pdf12.76 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons