Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34177
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leandra Batista Antunespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3741475963182420pt_BR
dc.contributor.referee1Mayara Nicolau de Paulapt_BR
dc.contributor.referee2Janayna Maria da Rocha Carvalhopt_BR
dc.creatorMariana Maris Ramos Limapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5015642717014245pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-18T17:39:39Z-
dc.date.available2020-09-18T17:39:39Z-
dc.date.issued2019-10-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34177-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the theoretical-methodological approach on punctuation as it is proposed by the grammatical tradition and to discuss possible implications of this conceptual perspective for the teaching and learning of Portuguese in basic education. To this end, we proceeded to an analysis of bibliographic nature around the chapters that theorize about the punctuation phenomenon in two representative works of the grammatical tradition: Rocha Lima’s Gramática normativa da língua portuguesa (2006), and Cunha and Cintra’s Nova gramática do português contemporâneo (2013). The results of the research evidenced the heterogeneity of the criteria used in the elaboration of the defining concepts of each punctuation mark, which unfold in functions that point out the model forms of use, legitimated by fragments of canonical literature. Intonation and syntax are the conceptual approaches prioritized in both grammatical manuals, sometimes addressing each linguistic or paralinguistic dimension separately, sometimes establishing correlations between them, guided by a writing perspective as a mere reflex of speech. Thus, the theoretical-analytical trajectory outlined throughout this work denotes the insufficiency of the theory, arising from the traditional grammatical compendium, in mediating a teaching and learning process of punctuation that aims at the training of reader/writer students, as advocated by the socio-interactionist proposal for the teaching of the mother tongue.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar a abordagem teórico-metodológica da pontuação proposta pela tradição gramatical e discutir possíveis implicações dessa perspectiva conceitual para o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa na educação básica. Para tanto, procedemos a uma análise de natureza bibliográfica em torno dos capítulos que teorizam sobre o fenômeno da pontuação em duas obras representativas da tradição gramatical: a Gramática normativa da língua portuguesa, de Rocha Lima (2006), e a Nova gramática do português contemporâneo, de Cunha e Cintra (2013). Os resultados da pesquisa evidenciaram a heterogeneidade dos critérios utilizados na elaboração dos conceitos definidores de cada sinal de pontuação, desdobrados em funções que apontam as formas modelares de uso, legitimadas por recortes da literatura canônica. A entonação e a sintaxe são os enfoques conceituais prioritários de ambos os manuais gramaticais, que ora abordam cada dimensão linguística ou paralinguística separadamente, ora estabelecem correlações entre elas norteados por uma perspectiva de escrita como espelho da fala. Assim, o percurso teórico-analítico traçado ao longo deste trabalho denota a insuficiência da teoria oriunda dos compêndios gramaticais tradicionais para mediar um processo de ensino e de aprendizagem da pontuação que vise à formação de alunos leitores e escritores, como preconiza a proposta sociointeracionista de ensino de língua materna.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTradição gramaticalpt_BR
dc.subjectPontuaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de língua maternapt_BR
dc.subjectEnsino de gramáticapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA pontuação na perspectiva da tradição gramatical: breve revisão crítica e implicações para o ensino e para a aprendizagem no contexto escolarpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gramática e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia CEGRAE UFMG (Mariana Maris).pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.