Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antônio Augusto Moreira de Fariapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1159997305954577pt_BR
dc.contributor.referee1Marcelo Chiarettopt_BR
dc.contributor.referee2Denise dos Santos Guedespt_BR
dc.creatorSoraia Aparecida de Pinho Cunha Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9868702419859055pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-22T23:55:34Z-
dc.date.available2020-09-22T23:55:34Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34186-
dc.description.abstractThe present research work has the objective of developing a literacy project, from the reading of humorous texts of the comic strip genre and of the work with a didactic project of this genre, so that the 6th year elementary school student develops skills and abilities making inferences. This choice is justified by the students' interest in reading this genre. Usually, they open the books and browse through them looking for some comic strip, comic book, cartoon or cartoon. Therefore, it is noted that the interest in texts with non-verbal language is great. Another reason is the increasing presence of this textual genre in the textbook and in external tests. The objective of the research is to seek ways for the student to improve his reading competence, not only to read comic strips, but also other textual genres. Within the process of reading and understanding text, the proficient reader performs important operations, one of which is inference. It constitutes a process that is activated during the reading of the text. The work proposed here was developed aiming at a teaching proposal aimed at developing skills to make inferences in the genres of humor, especially the comic strip, with a view to improving the competence of interpreting texts. For that, it is necessary to deal with conceptions of language, reading, inferences, genres of speech, humor, multimodality, assumptions and inferences, etc. The theoretical basis presented here is based, mostly, on J. L. Fiorin (2011 E 2017), M. Bakhtin (2016), M. Soares (2017), R. P. Dell’Isola (2001), A. A. Faria (2017), I.G.V. Koch and V.M. Elias (2017), B. A. Cunha (2018), A. Kleiman (2002), among others. The theme of the strips selected for the teaching plan - work and consumption - is based on the National Curriculum Parameters and the Common National Curriculum Base. This research was carried out in two classes of the 6th year of elementary school at the Escola Estadual Fazenda São Sebastião, located in Guanhães, a city in the interior of Minas Gerais. To carry out this work, an initial questionnaire, a teaching plan with various reading and analysis activities and comic strips and a final test were applied. The activities of the reading and text interpretation workshops stimulated students to understand the text and to detect the humor present in it. The results of this research show that it is necessary to work with the theme "work and consumption". Another conclusion of the research is that the students need to be guided to read the images and make the pertinent inferences. It was noticed the students' evolution to each applied activity and to each return and comment on it. Therefore, inferential skills can be worked on and developed in the comic strip genre.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa tem o objetivo de desenvolver um projeto de letramento, a partir da leitura de textos humorísticos do gênero tirinha e do trabalho com projeto didático desse gênero, a fim de que o discente do 6º ano do Ensino Fundamental desenvolva competências e habilidades de fazer inferências. Essa escolha se justifica pelo interesse dos alunos em ler esse gênero. Normalmente, eles abrem os livros e ficam folheando à procura de alguma tirinha, história em quadrinho, charge ou cartum. Portanto, nota-se que o interesse por textos com linguagem não verbal é grande. Outra razão é a presença, cada vez maior, desse gênero textual no livro didático e em provas externas. O objetivo da pesquisa é buscar caminhos para que o aluno aperfeiçoe sua competência leitora, não somente para ler tirinhas, mas também outros gêneros textuais. Dentro do processo de leitura e compreensão de texto, o leitor proficiente realiza operações importantes, uma delas é a inferência. Constitui um processo que é ativado durante a leitura do texto. O trabalho aqui proposto foi desenvolvido visando a uma proposta de ensino voltada para o desenvolvimento de habilidades de fazer inferências nos gêneros de humor, em especial a tirinha, com vistas ao aprimoramento da competência de interpretar textos. Para isso é necessário tratar de concepções de linguagem, leitura, inferências, gêneros do discurso, humor, multimodalidade, pressupostos e subentendidos, etc. A fundamentação teórica aqui apresentada baseia-se, majoritariamente, em J. L. Fiorin (2011 E 2017), M. Bakhtin (2016), M. Soares (2017), R. P. Dell’Isola (2001), A. A. Faria (2017), I.G.V. Koch e V.M. Elias (2017), B. A. Cunha (2018), A. Kleiman (2002), dentre outros. O tema das tirinhas selecionadas para o plano de ensino – trabalho e consumo – tem base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular. Esta pesquisa foi realizada em duas turmas do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Fazenda São Sebastião, localizada em Guanhães, cidade do interior de Minas Gerais. Para a realização deste trabalho foi aplicado um questionário inicial, um plano de ensino com várias atividades de leitura e análise e tirinhas e um teste final. As atividades das oficinas de leitura e interpretação de texto estimularam os alunos a compreender o texto e a detectar o humor presente nele. Os resultados desta pesquisa mostram que é necessário trabalhar com o tema “trabalho e consumo”. Outra conclusão da pesquisa é que os alunos precisam ser orientados a ler as imagens e a fazer as inferências pertinentes. Percebeu-se a evolução dos alunos a cada atividade aplicada e a cada retorno e comentário desta. Portanto, as habilidades inferenciais podem ser trabalhadas e desenvolvidas no gênero tirinha.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInferênciapt_BR
dc.subjectTirinhapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTrabalho e consumopt_BR
dc.subject.otherGêneros discursivospt_BR
dc.subject.otherEstratégia textualpt_BR
dc.subject.otherCompreensão na leiturapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa (Ensino fundamental) – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLeitura – Aprendizagempt_BR
dc.subject.otherLivros didáticos – Ilustraçõespt_BR
dc.subject.otherImagens – Interpretaçãopt_BR
dc.titleHabilidades inferenciais no desenvolvimento escolar: um trabalho com o gênero “tirinha”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertacaoMestradoSoraia2020repositorio.pdfDissertação de Mestrado em Letras3.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.