Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/34200
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | O ensino de artes visuais na Escola Municipal Leila Maria Fisher |
Autor(es): | Carla Aparecida Martins Silva |
Primeiro Orientador: | Giovanna Viana Martins |
Primeiro membro da banca : | Jussara Vitória de Freitas do Espírito Santo |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa intitulada “O Ensino de Artes Visuais na Escola Municipal Leila Maria Fisher” e tem como objetivo geral propor ações para o ensino de Arte para alunos do 5° ano na Escola Municipal Leila Maria Lopes Fisher, tomado a partir do estudo de obras de artes visuais contemporâneas. A metodologia para a realização dessa pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa, com metodologia exploratória de pesquisas bibliográficas. O objetivo foi agregar o maior número possível de informações da literatura para futura análise e reflexão acerca do ensino da Arte contextualizada na Educação Básica. Os resultados obtidos decorrem de pesquisa desenvolvida durante o curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas que gerou uma reflexão em relação ao ensino de artes visuais. Ensinar arte significa possibilitar experiências e vivências significativas em fruição, reflexão e elaboração artística. Para isso, é necessário que o professor tenha uma base teórico-prática que lhe possibilite a amplitude de pensamento, tanto para conhecer os caminhos trilhados por seus alunos quanto para propiciar momentos significativos que possibilitem encontrar novos processos individuais e coletivos. |
Abstract: | This research presents a research entitled The Teaching of Visual Arts at the Municipal School Leila Maria Fisher, and its general objective is to propose actions for the teaching of Art for 5th grade students at the Municipal School Leila Maria Lopes Fisher, taken from the study of works of contemporary visual arts. The methodology for conducting this research was based on the qualitative approach, with an exploratory methodology of bibliographic research. The objective was to add as much information as possible from the literature for future analysis and reflection on the teaching of Art contextualized in basic education. The results obtained result from research developed during a Specialization course in Teaching of Visual Arts and Contemporary Technologies that originated in a reflection in relation to the teaching of visual arts. Teaching art means enabling significant experiences and experiences in fruition, reflection and artistic elaboration. For this, it is necessary that the teacher has a theoretical-practical basis that allows him the breadth of thought, both to know the paths taken by his students and to provide significant moments that make it possible to find new individual and collective processes. |
Assunto: | Arte - Estudo e ensino Arte moderna - Séc. XX-XXI Arte e educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34200 |
Data do documento: | 28-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC CARLA MARTINS 3 (1).pdf | 2.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.