Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34204
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Franco Portopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154592978170837pt_BR
dc.contributor.referee1Leandro Cardosopt_BR
dc.contributor.referee2Ronaldo Guimarães Gouvêapt_BR
dc.contributor.referee3Taciano Oliveira da Silvapt_BR
dc.contributor.referee4Mário Lúcio Pereira Júniorpt_BR
dc.creatorRaphael Bruno Alves Teixeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685394207676887pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-29T21:03:07Z-
dc.date.issued2020-03-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34204-
dc.description.abstractThe relationship between urban land use and transport infrastructure is inseparable, nevertheless urban planning and transport planning are treated as two distinct areas, which often leads to problems. It is therefore necessary to unify the two areas and seek coordinated, result-oriented solutions. In this context, this work analyzed the interdependence between urban development and urban rail transport, and assessed the mutual impact among both factors. A demand forecast model of the Spatial Durbin Error type was created, selected through comparison between the results of the main spatial regression models. The spatial nature of the problem was confirmed via Moran’s I and Lagrange multiplier tests. Urban development indicators that influence and are influenced by the mode of transport were analyzed. Two future scenarios that predict differences in territorial occupation were compared, seeking to maximize the benefits of transport and accessibility oriented development. The results point to a strong relationship between changes in urbanization and the increased demand for travel, as well as improvements in the proposed indicators. The larger share of the population living in the vicinity of train stations translated into a 70% increase in the number of public transport users compared to the scenario without densification in these areas. The modal share of rail transport also grew 62% in this scenario, as well as a substantial increase in access to jobs in these areas.pt_BR
dc.description.resumoA relação entre a ocupação urbana do solo e a infraestrutura de transportes é indissociável, entretanto o planejamento urbano e o planejamento de transportes são comumente tratados como duas áreas distintas, levando ao surgimento de problemas. Torna-se necessário, portanto unificar as duas áreas e buscar soluções coordenadas focadas em resultados. Nesse contexto, esse trabalho analisou a interdependência existente entre o desenvolvimento urbano e o transporte urbano sobre trilhos, e avaliou o impacto mútuo entre esses fatores. Criou-se um modelo de previsão de demanda do tipo Spatial Durbin Error Model, selecionado através da comparação dos resultados dos principais modelos de regressão espacial. Comprovou-se a natureza espacial do problema pelo teste do índice de Moran e multiplicador de Lagrange. Analisou-se indicadores do desenvolvimento urbano que influenciam e são influenciados pelo modo de transporte ofertado e comparou-se dois cenários futuros que preveem diferenças na ocupação territorial, buscando-se a maximização dos benefícios de transporte e do desenvolvimento voltado à acessibilidade. Os resultados apontam para uma forte relação entre as mudanças coordenadas no uso do solo e o aumento da demanda de viagens e melhorias nos indicadores propostos. A parcela maior da população vivendo nos arredores das estações se traduziu em um número de passageiros no transporte ferroviário cerca de 70% maior em comparação ao cenário sem densificação nessas áreas. O share do transporte ferroviário em relação aos outros modos de transporte também aumentou 62% nesse cenário, assim como um substancial aumento no acesso a empregos nessas áreas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectInterdependênciapt_BR
dc.subjectPlanejamento de transportespt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectModelo de regressão espacialpt_BR
dc.subjectTransporte sobre trilhospt_BR
dc.subject.otherTransportespt_BR
dc.subject.otherPlanejamento urbanopt_BR
dc.subject.otherTransporte ferroviáriopt_BR
dc.subject.otherTransportes - Planejamentopt_BR
dc.subject.otherAcessibilidadept_BR
dc.titleAnálise da interdependência entre o desenvolvimento urbano e o transporte urbano sobre trilhospt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the interdependence between urban development and urban rail transitpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2021-03-03-
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8870-8617pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raphael Teixeira - Dissertação texto corrigido final.pdfDissertação4.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons