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Tipo: Dissertação
Título: Análise da interdependência entre o desenvolvimento urbano e o transporte urbano sobre trilhos
Título(s) alternativo(s): Analysis of the interdependence between urban development and urban rail transit
Autor(es): Raphael Bruno Alves Teixeira
primer Tutor: Marcelo Franco Porto
primer miembro del tribunal : Leandro Cardoso
Segundo miembro del tribunal: Ronaldo Guimarães Gouvêa
Tercer miembro del tribunal: Taciano Oliveira da Silva
Cuarto miembro del tribunal: Mário Lúcio Pereira Júnior
Resumen: A relação entre a ocupação urbana do solo e a infraestrutura de transportes é indissociável, entretanto o planejamento urbano e o planejamento de transportes são comumente tratados como duas áreas distintas, levando ao surgimento de problemas. Torna-se necessário, portanto unificar as duas áreas e buscar soluções coordenadas focadas em resultados. Nesse contexto, esse trabalho analisou a interdependência existente entre o desenvolvimento urbano e o transporte urbano sobre trilhos, e avaliou o impacto mútuo entre esses fatores. Criou-se um modelo de previsão de demanda do tipo Spatial Durbin Error Model, selecionado através da comparação dos resultados dos principais modelos de regressão espacial. Comprovou-se a natureza espacial do problema pelo teste do índice de Moran e multiplicador de Lagrange. Analisou-se indicadores do desenvolvimento urbano que influenciam e são influenciados pelo modo de transporte ofertado e comparou-se dois cenários futuros que preveem diferenças na ocupação territorial, buscando-se a maximização dos benefícios de transporte e do desenvolvimento voltado à acessibilidade. Os resultados apontam para uma forte relação entre as mudanças coordenadas no uso do solo e o aumento da demanda de viagens e melhorias nos indicadores propostos. A parcela maior da população vivendo nos arredores das estações se traduziu em um número de passageiros no transporte ferroviário cerca de 70% maior em comparação ao cenário sem densificação nessas áreas. O share do transporte ferroviário em relação aos outros modos de transporte também aumentou 62% nesse cenário, assim como um substancial aumento no acesso a empregos nessas áreas.
Abstract: The relationship between urban land use and transport infrastructure is inseparable, nevertheless urban planning and transport planning are treated as two distinct areas, which often leads to problems. It is therefore necessary to unify the two areas and seek coordinated, result-oriented solutions. In this context, this work analyzed the interdependence between urban development and urban rail transport, and assessed the mutual impact among both factors. A demand forecast model of the Spatial Durbin Error type was created, selected through comparison between the results of the main spatial regression models. The spatial nature of the problem was confirmed via Moran’s I and Lagrange multiplier tests. Urban development indicators that influence and are influenced by the mode of transport were analyzed. Two future scenarios that predict differences in territorial occupation were compared, seeking to maximize the benefits of transport and accessibility oriented development. The results point to a strong relationship between changes in urbanization and the increased demand for travel, as well as improvements in the proposed indicators. The larger share of the population living in the vicinity of train stations translated into a 70% increase in the number of public transport users compared to the scenario without densification in these areas. The modal share of rail transport also grew 62% in this scenario, as well as a substantial increase in access to jobs in these areas.
Asunto: Transportes
Planejamento urbano
Transporte ferroviário
Transportes - Planejamento
Acessibilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
Tipo de acceso: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34204
Fecha del documento: 3-mar-2020
Término del Embargo: 3-mar-2021
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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