Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34205
Type: Monografia (especialização)
Title: Expressão artística e diversidade: contribuições da arte para trabalhar a cultura afro-brasileira
Authors: Rosemary Cristina Borges dos Santos Godoi
First Advisor: Kleumanery de Melo Barboza
First Referee: Conceição Linda de França
Abstract: A presente monografia tem como objeto de pesquisa o ensino da Arte como componente curricular central para trabalhar a diversidade através da valorização da cultura afro-brasileira no 2º ciclo do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte. Esta monografia traz uma pesquisa teórica sobre o ensino da Arte no 2º ciclo de acordo com Proposições Curriculares, a Lei 10.639/2003 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais além da Abordagem Triangular proposta pela Ana Mae Barbosa. Discute a contribuição da Arte na implementação da lei nas escolas. Apresenta algumas reflexões sobre as Artes Visuais e a Educação para as relações étnico-raciais. Traz um levantamento de práticas pedagógicas que poderão nortear o trabalho realizado nas escolas com a cultura afro-brasileira também de forma interdisciplinar. Nesse sentido é possível concluir que a Arte favorece a construção da autoestima positiva e do papel do estudante que cria ao aprender. Através do ensino da Arte, pretende-se ainda identificar, analisar e desmistificar as relações raciais no ambiente escolar, assim como, pensar em práticas focalizando a constituição do estigma racial a partir da visibilidade que o indivíduo tem de si mesmo e as exterioriza, além de propor ações afirmativas de fortalecimento da identidade dos alunos, sobretudo os negros.
Abstract: This monograph has as its research object the teaching of Art as a central curricular component to work on diversity through the valorization of Afro-Brazilian culture in the 2nd cycle of Elementary Education of schools in the Municipal Network of Belo Horizonte. This monograph brings a theoretical research on the teaching of Art in the 2nd cycle according to Curricular Propositions, Law 10.639 / 2003 and the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations in addition to the Triangular Approach proposed by Ana Mae Barbosa. Discusses the contribution of Art in the implementation of the law in schools. It presents some reflections on Visual Arts and Education for ethnic-racial relations. It brings a survey of pedagogical practices that can guide the work done in schools with Afro-Brazilian culture also in an interdisciplinary way. In this sense, it is possible to conclude that Art favors the construction of positive self-esteem and the role of the student it creates when learning. Through the teaching of Art, it is also intended to identify, analyze and demystify racial relations in the school environment, as well as, to think about practices focusing on the constitution of racial stigma based on the individual's visibility of himself and externalizing them, in addition to to propose affirmative actions to strengthen students' identity, especially blacks.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Cultura afro-brasileira
Relações raciais
Arte e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34205
Issue Date: 29-Feb-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_rosemarygodoi.pdf290.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.