Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34209
Type: Monografia (especialização)
Title: O corpo atávico: experiências interartes no ensino/aprendizagem em performance
Authors: Felipe Saldanha Odier
First Advisor: Cássia Macieira
First Referee: Andrea de Paula Xavier Vilela
Second Referee: Marcos César de Senna Hill
Abstract: O presente estudo apresenta uma breve revisão do conceito e do gênero de arte, da performance, pautada em uma reflexão ontológica sobre o corpo e suas expressividades. Com o objetivo de sugerir exercícios práticos, que estimulam situações de presença consciente e ações que oportunizam a ativação de um repertório técnico-estético nos corpos que se propõem a estar disponíveis para experienciar sua existência como obra de arte em situação de performance. Utilizaremos para isso, alguns relatos de experiências interartes que foram propostas em cursos, oficinas, residências artísticas e em processos de criação, que o autor dessa monografia participou ao longo de sua trajetória de artista-professorpesquisador, cotejando as interlocuções de professores universitários que lecionam a disciplina de arte da performance. Essas experiências poderão servir para corroborar no processo de Ensino/Aprendizagem da arte da performance na docência em artes visuais, buscando ativar reminiscencias das corporeidades atávicas, que foram docilizadas com a modernidade.
Abstract: El presente estudio presenta una breve revisión del concepto y género del arte, de la performance, basado en una reflexión ontológica sobre el cuerpo y sus expresividadades. Para sugerir ejercicios prácticos, que estimulen situaciones de presencia consciente y acciones que permitan la activación de un repertorio técnico estético em los cuerpos que proponen estar disponibles para experimentar su existencia como una obra de arte en una situación de performance. Para eso, utilizaremos algunas declaraciones de experiencias interartes que se propusieron en cursos, talleres, residencias artísticas y processos creativos, en los que el autor de esta monografia participó a lo largo de su trayectoria como artista-profesor-investigador, em comparación com las interlocuciones de cátedras que enseñan la disciplina del arte de la performance em las universidades. Estas experiências pueden servir para corroborar el proceso de Enseñanza/Aprendizajedel arte de la performance en la enseñanza de las artes visuales. Tratando de activar las reminiscencias de las corporealidades atávicas, que fueron docilizadas con la modernidad.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Performance (Arte)
Expressão corporal
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34209
Issue Date: 28-Feb-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Corpo Atávico - Experiencias Interartes no Ensino Aprendisagem em Performance_MAMUTTE.pdfO Corpo Atávico - Experiencias Interartes no Ensino Aprendisagem em Performance_MAMUTTE839.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.