Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34215
Type: Tese
Title: VELHO CHICO: da narrativa audiovisual ao turismo de telenovelas em Pirapora (MG)
Authors: Juliara Lopes da Fonseca
First Advisor: Christianne Luce Gomes
First Referee: Christianne Luce Gomes
Second Referee: Elcio Loureiro Cornelsen
Third Referee: Elizabeth Kyoko Wada
metadata.dc.contributor.referee4: Humberto Fois-Braga
metadata.dc.contributor.referee5: Marcina Amália Nunes Moreira
Abstract: O turismo induzido por filmes é uma linha de pesquisa emergente que trata da contribuição que produções audiovisuais podem ter para a formação de imaginários sociais acerca de destinos turísticos. A partir dessa concepção e tendo como lócus de estudo a cidade de Pirapora, no Estado de Minas Gerais, e como corpus de análise a telenovela Velho Chico foram estabelecidos os seguintes objetivos para esta pesquisa: a) investigar a contribuição das imagens reproduzidas na telenovela para a formação do imaginário do destino turístico Pirapora; b) discutir o papel exercido por organizações voltadas à gestão do destino, na fase da produção audiovisual e o uso posterior do produto cultural; e c) identificar os elementos promocionais decorrentes da exibição da telenovela que façam referência direta ao destino. O marco teórico-conceitual foi delineado de modo a permitir a compreensão acerca dos elementos pertinentes à teoria do turismo induzido por filmes, ponderando sobre o principal produto audiovisual no contexto brasileiro, a telenovela; a apresentação dos conceitos e aspectos referentes ao marketing de destinos turísticos, com enfoque nas estratégias mercadológicas para um turismo induzido por produções audiovisuais; e a contextualização do Vale do Rio São Francisco, considerando aspectos geográficos e culturais que moldam os povos de seu entorno. Para alcance dos objetivos propostos, optou-se pela abordagem qualitativa como metodologia de pesquisa, por meio da realização de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Inicialmente, as análises foram realizadas a partir de cenas selecionadas, observando-se aspectos simbólicos para a formação do imaginário sobre o Rio São Francisco e os povos ribeirinhos, o que inclui os imaginários sobre a cidade de Pirapora. Essa etapa foi complementada e enriquecida com dados referentes a ações promocionais realizadas no período e com o depoimento de dois informantes-chave que, em 2016, estavam envolvidos nas organizações de gestão do destino (DMO’s), sendo elas, a Empresa Municipal de Turismo de Pirapora (EMUTUR) e o Circuito Guimarães Rosa (CGR). Os resultados obtidos indicam a convergência entre turismo e telenovela na cidade de Pirapora. No que se refere à contribuição das imagens reproduzidas na telenovela para a formação do imaginário do destino turístico foi constatado que Velho Chico abordou importantes aspectos geográficos, sociais e culturais presentes no Vale do Rio São Francisco. Pirapora ganhou destaque por meio do Vapor Benjamim Guimarães, seu principal atrativo turístico. Sobre o papel exercido por organizações voltadas à gestão do destino foram identificadas as estratégias adotadas para a captação da produção audiovisual e a promoção posterior do destino a partir disso, destacando-se a atuação da EMUTUR nesse processo. Também foram identificados os elementos promocionais decorrentes da exibição da telenovela que fizeram referência direta ao destino no período de pré-produção até cerca de dois meses após o início de sua exibição. Foram reportagens, festas de lançamento, campanhas de engajamento entre outras ações descritas nas análises. Como benefícios imediatos, a cidade obteve recursos para pequenos reparos no Vapor Benjamim Guimarães, ganhos financeiros relacionados aos gastos da equipe de produção e o aumento no fluxo turístico durante o período inicial da exibição da telenovela.
Abstract: Film-induced tourism is an emerging line of research that deals with the contribution that audiovisual productions can make to the formation of social imaginary about tourist destinations. From this conception the city of Pirapora, in the State of Minas Gerais, Brazil, was used as the locus of study, and the object of the analysis was the national television series Velho Chico, a telenovela. The following objectives were established for this research: a) to investigate the contribution of the images reproduced in the series in the formation of the imaginary as the tourist destination of Pirapora; b) to discuss the role played by organizations focused on destination management, in the staging of the audiovisual production and the later use of the cultural product; and c) to identify the promotional elements resulting from the showing of the telenovela that make direct reference to the destination. The theoretical-conceptual framework was designed to allow an understanding of the elements pertinent to the theory of tourism induced by films, considering the main audiovisual product in the Brazilian context, of the telenovela. In addition the presentation of concepts and aspects related to the marketing of tourist destinations, with a focus on marketing strategies for tourism induced by audiovisual productions, and in particular the contextualization of the São Francisco River Valley, considering geographic and cultural aspects that shape the communities in its surroundings. To achieve the proposed objectives, a qualitative approach was chosen as a research methodology, using bibliographic research and content analysis. Initially, the analyzes were carried out based on selected scenes, observing symbolic aspects for the formation of the imaginary about the São Francisco River and the riverside peoples, which includes the imaginary of the city of Pirapora. This step was complemented and enriched with data related to promotional actions carried out in the period and with the testimony of two key informants who, in 2016, were involved in destination management organizations (DMO), namely, the Municipal Tourism Company of Pirapora (EMUTUR) and the Guimarães Rosa Circuit (CGR). The results obtained indicate the convergence between tourism and soap operas in the city of Pirapora. With regard to the contribution of the images reproduced in the telenovela in the formation of the imaginary of the tourist destination, it was found that Velho Chico addressed important geographical, social and cultural aspects present in the São Francisco River Valley. Pirapora gained prominence through Vapor Benjamim Guimarães, one of the last passenger steamboats, its main tourist attraction. Regarding the role played by organizations focused on destination management, the strategies adopted for capturing audiovisual production and further promoting the destination from that point on were identified, highlighting EMUTUR's role in this process. Promotional elements arising from the telenovela that made direct reference to the destination in the pre-production period for about two months before televising were also identified. There were reports, launch parties, engagement campaigns and other actions described in the analysis. As immediate benefits, the city obtained resources for minor repairs to Steamboat Benjamim Guimarães, increased economic activity related to the expenditure of the production team and an increase in tourist flow during the initial period of the soap opera exhibition.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34215
Issue Date: 30-Jul-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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