Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34253
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Edna Afonso Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773191587995244pt_BR
dc.contributor.referee1Ilka Afonso Reispt_BR
dc.contributor.referee2Jussiane Nader Gonçalvespt_BR
dc.creatorHelena Teixeira Magalhães Soarespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168515925393318pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-07T15:25:03Z-
dc.date.available2020-10-07T15:25:03Z-
dc.date.issued2019-10-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34253-
dc.description.abstractThe educational policies implemented in Brazil in recent years have resulted in increased access to higher education. However, the pulverizacion of institutions and courses and government funding programs were not sufficient to guarantee the good performance permanence and completion of university students. In the case of female students, some authors point to the overlapping of social roles as a condition for braking the formation. This quantitative case study aimed to identify the factors associated with the academic performance of university students, especially the condition of working outside the home. An interview self-administered questionnaire was conducted with Social Work students at a private higher education institution in Belo Horizonte. Descriptive analyzes of the variables that make up the students profile werw followed by comparison between the groups of students who do or do not work outside the home. Academic performance was measured by the failure rate, defined as the ratio between the number of subjects failed and the number of subjects attended by students. “Bad performance” was considered to be the failure rate value above the third quartile. The results showed that students who work outside the home and those who declared themselves to be color/race white or asiatic had a worse academic performance. It can be said that the expansion of higher education should include in its matrices factors external to the teaching-learning process in order to guarantee better results from the number of stakeholders, especially in the case of women given the presence of patriarchalism in the brasilian society.pt_BR
dc.description.resumoAs políticas educacionais implementadas no Brasil nos últimos anos resultaram na ampliação do acesso ao ensino superior. No entanto, a pulverização de instituições e cursos e os programas governamentais de custeio não se mostraram suficientes para a garantia do bom desempenho, da permanência e conclusão dos estudantes universitários. Em se tratando de estudantes do sexo feminino, alguns autores apontam a sobreposição de papéis sociais como condição para freamento da formação. Este estudo quantitativo de caso visou identificar os fatores associados ao desempenho escolar das estudantes universitárias, em especial, da condição de trabalho fora de casa. Uma entrevista via questionário auto respondido foi realizada com estudantes de Serviço Social em uma instituição de ensino superior privada de Belo Horizonte. As análises descritivas das variáveis que compõem o perfil das estudantes foram seguidas da comparação entre os grupos de estudantes que exercem ou não atividade laboral fora de casa. O desempenho acadêmico foi medido pela taxa de reprovação, definida como a razão entre o número de disciplinas reprovadas e o número de disciplinas cursadas pelas estudantes. Foi considerado como “desempenho ruim” o valor de taxa de reprovação acima do terceiro quartil. Os resultados mostraram que as estudantes que trabalham fora de casa aquelas que se declararam como sendo de cor/raça branca ou amarela tiveram um pior desempenho acadêmico. Pode-se dizer que a expansão do ensino superior deve contemplar em suas matrizes fatores externos ao processo de ensino aprendizagem a fim de garantias de melhores resultados a partir do número de interessados, principalmente no caso da mulher dada a presença do patriarcalismo na sociedade brasileira.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estatísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres universitáriaspt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subject.otherEstatísticapt_BR
dc.subject.otherEstatística educacionalpt_BR
dc.subject.otherMulheres - Ensino superiorpt_BR
dc.subject.otherRendimento escolarpt_BR
dc.titleTrabalho e outros fatores associados ao desempenho escolar da estudante do curso de serviço social de uma instituição de ensino superior privada de Belo Horizonte, Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeLabor and other factors associated with the school performance of student of the social service course of a teaching superior private institution of Belo Horizonte, Minas Geraispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Estatística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TRABALHO E OUTROS FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ESCOLAR 02012020.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.