Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34255
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigo Affonso de Albuquerque Nobregapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158751194696023pt_BR
dc.contributor.referee1Renata Lúcia Magalhães de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Mariana Abrantes Giannottipt_BR
dc.creatorLuiz Carlos Alves da Silva Juniorpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0309182302290117pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-07T21:45:58Z-
dc.date.available2020-10-07T21:45:58Z-
dc.date.issued2020-03-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34255-
dc.description.abstractStandards to make a city sustainable have been discussed as a subsidy for implementing solutions, considering urban transport in favor of urban mobility, such as reducing the volume of vehicles and increasing efficiency in the service level. Belo Horizonte, like other cities, has increasing rates of congestion, travel time, dissatisfaction among drivers of private vehicles and users of public transport systems. In search of a solution to this problem, this dissertation aimed to assess the potential and challenges for an expansion of micromobility in the city of Belo Horizonte through the diagnosis of logistical pockets aimed at the first and last kilometers of mobility in the city. A proposed methodology seeks to assess the conditions of the city to implement a service that meets the needs of commuting on the first and last kilometers of commuting. Procedures for identifying the environmental pattern of pockets with impaired mobility were used. The mapping of logistical pockets uses demographic data associated with the territory and road network. For which they were computed as routes accessible at a distance in networks centered on the main roads of the city. Routes over 600 meters were selected and their census sectors analyzed for different topics related to the impact factors of the application of micromobility. Additionally, the study was able to produce qualitative and quantitative results, ranging from evaluating a selection of the analysis sites of the logistical pockets computed by network topology using census sectors and road network, to the calculation of local metrics that follow an environmental signature.pt_BR
dc.description.resumoPadrões para tornar uma cidade sustentável têm sido discutidos como subsídio à implementação de soluções considerando o transporte urbano em prol da mobilidade urbana, como redução do volume de veículos e o aumento da eficiência no nível de serviço. Belo Horizonte, assim como outras cidades, tem enfrentado índices crescentes de congestionamentos, tempo de viagem, insatisfação de motoristas de veículos particulares e de usuários dos sistemas de transporte público. Em busca de pensar uma solução para este imbróglio, esta dissertação teve como objetivo avaliar o potencial e os desafios para a expansão da micromobilidade na cidade de Belo Horizonte através do diagnóstico de bolsões logísticos voltadas ao primeiro e último quilômetro de mobilidade da cidade. A metodologia proposta procurou avaliar as condições da cidade para implementar um serviço que atenda às necessidades de deslocamento no primeiro e último quilômetro das viagens pendulares. Foram utilizados procedimentos de identificação do padrão ambiental dos bolsões com mobilidade deficiente. O mapeamento dos bolsões logísticos utilizou dados demográficos associados ao território e à malha viária. Para os quais foram computadas as rotas baseadas em distância em rede dos centróides com as principais vias da cidade. As rotas superiores a 600 metros foram selecionadas e seus respectivos setores censitários analisados por diferentes temas relativos a fatores considerados como impactos de implementação da micromobilidade. Com isso, o estudo foi capaz de produzir resultados qualitativos e quantitativos, que vão desde a avaliar a seleção dos locais de análise dos bolsões logísticos computadas por topologia de rede utilizando setores censitários e malha viária, até o cálculo das métricas locais recorrendo à assinatura ambiental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMicromobilidadept_BR
dc.subjectEconomia compartilhadapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectSIGpt_BR
dc.subjectAssinatura ambientalpt_BR
dc.subject.otherTransportespt_BR
dc.subject.otherMicromobilidadept_BR
dc.subject.otherMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.otherSustentabilidadept_BR
dc.titleAvaliação da expansão da micromobilidade em Belo Horizonte : diagnóstico das lacunas voltadas à mobilidade da cidade.pt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the expansion of micromobility in Belo Horizonte: diagnosis of gaps for aimed at city mobility.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons