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http://hdl.handle.net/1843/34259
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A pintura como expressividade das artes visuais: interação com as obras de Ivan Cruz |
Autor(es): | Gizele Fátima Brugger de Assis |
Primeiro Orientador: | Giovanna Viana Martins |
Primeiro membro da banca : | Jussara Vitória de Freitas do Espírito Santo |
Resumo: | Este trabalho resulta de esforços na construção e desenvolvimento de uma metodologia que visa favorecer a expressividade de crianças por meio das Artes Visuais, especificamente voltado para a pintura. A experiência cotidiana em escolas de educação infantil e ensino fundamental reforça o que a literatura, por meio do referencial teórico, apresenta: a infância como essencial na formação humana. Nesse sentido, o brincar ocupa lugar de destaque. Todavia, em defesa da alfabetização, acrescido da ausência de formação docente que abarque com intencionalidade a Arte na escola, isso não tem se efetivado em muitas instituições. Considerando essa realidade, a proposta visa inserir, no contexto da Educação Infantil, produções estéticas nas quais as crianças convivam com processos de apreciação, reflexão, conhecimento, e que sejam protagonistas nos mesmos. Escolheu-se o trabalho do artista brasileiro Ivan Cruz que, por privilegiar brinquedos e brincadeiras em suas obras de arte, utilizando-se de cores fortes e cenários comuns, envolve, encanta e atrai o olhar da criança. Para além dos aspectos que chamam atenção em sua biografia, bem como a apreciação de suas produções artísticas, houve espaço para, juntamente com as crianças, produzir brinquedos, promover brincadeiras, rodas de conversa e, principalmente, conhecer e se apropriar das tintas guache e artesanal, matéria prima para registros artísticos reveladores de muita subjetividade e imaginação. |
Abstract: | This work results from efforts in the construction and development of a methodology that aims to favor the expressiveness of children through Visual Arts, specifically focused on painting. The daily experience in early childhood and elementary schools reinforces what literature, through the theoretical framework, presents: childhood as essential in human formation. In this sense, playing occupies a prominent place. However, in defense of literacy, plus the absence of teacher training that intentionally embraces Art at school, this has not been achieved in many institutions. Considering this reality, the proposal aims to insert, in the context of Early Childhood Education, aesthetic productions in which children live with processes of appreciation, reflection, knowledge, and who are protagonists in them. The work of the Brazilian artist Ivan Cruz was chosen, who, by privileging toys and games in his works of art, using strong colors and common scenarios, involves, enchants and attracts the eyes of the child. In addition to the aspects that call attention in his biography, as well as the appreciation of his artistic productions, there was space, together with the children, to produce toys, to promote games, conversation circles and, above all, to know and appropriate the gouache and handmade, raw material for artistic records that reveal a lot of subjectivity and imagination. |
Assunto: | Cruz, Ivan, 1947- Arte - Estudo e ensino Pintura Educação de crianças Arte e educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34259 |
Data do documento: | 28-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
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