Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34262
Type: Monografia (especialização)
Title: Potencialidades e fragilidades do Museu Mineiro como lugar do ensino de artes visuais em Belo Horizonte
Other Titles: Museu Mineiro as a place for teaching visual arts in Belo Horizonte, Minas Gerais state: strengths and weaknesses
Authors: Ubiranan Pereira de Lucena
First Advisor: Márcio Mota Pereira
First Referee: Luciana Campos de Faria
Abstract: O texto de Walter Benjamin "A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica" versa sobre a importância do original da obra de arte. Segundo Benjamin, a autenticidade está ausente na mais perfeita reprodução técnica da obra de arte: a existência única só pode ser conhecida com a experiência no lugar em que a obra de arte se encontra no tempo presente (aqui e agora). Segundo Yi-Fu Tuan, o lugar como categoria de análise da geografia pode ter o sentido de uma porção do espaço material que adquiriu significado para o ser humano devido a uma experiência no espaço. A experiência também pode estar relacionado a uma obra de arte: a obra pode criar a sensação de lugar pela sua própria presença física no espaço. Foi nesses termos que procurei estudar o lugar nessa pesquisa. Da relação entre a tríade obra de arte, ser humano e espaço resulta o que nomeei na pesquisa de " lugar da obra de arte". O estudo das relações entre esses três elementos pode ser bastante amplo, por isso foi necessário escolher um recorte. Escolhi o recorte das obras de artes visuais que são também patrimônio material, visto que a sua autenticidade e o seu significado são muito importantes para a sua conservação. No caso de Belo Horizonte, a ligação das novas gerações de uma capital relativamente nova (final do século XIX) com a produção artística dos seus antepassados, desde a fundação do estado de MG, pode diluir seus preconceitos e criar motivações para a conservação dos originais das obras de arte. O espaço de pesquisa da relação/fenômeno entre os três elementos (espaço, ser humano e obra de arte) foi a exposição “Minas das Artes, Histórias Gerais” do Museu Mineiro, que trabalha os fatos e as artes em Minas Gerais entre o século XVIII e XX. A metodologia foi construída de forma a gerar as bases teóricas para direcionar o trabalho e fornecer um caminho para a análise do ensino de arte no Museu Mineiro e a constituição ou destituição de “lugar(es) da(as) obra(s) de arte”. A pesquisa constatou que “os lugares das obras de arte” podem ter ligações externas, pois eles também podem estar relacionados à processos históricos de constituição. Tal constatação não diminui a experiência interna do observador/fruidor, pois é possível perceber as ligações externas do lugar e entre a obra e o fruidor. Dessa forma, os lugares das obras de arte no Museu Mineiro podem ser muito significativos para o ensino de Artes, além de terem potencialidades para a discussão de temas interdisciplinares entre as Artes, História das Artes, História e Geografia.
Abstract: Walter Benjamin's text "The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction" focuses on the original work of art importance. Authenticity is absent in the most perfect technical reproductions: the unique existence at the place where it happens to be not happens in reproductions of artwork (here and now). Theories about place can be valid to study the human experience whit the original work of art. According to Yi-Fu Tuan, place as a geography analysis category may have the meaning of a material space’s portion which acquired importance to human being, by the way of an human experience into space. Experience related to artwork physical presence can create a sense of place — that's how I tried to understand the place in this research. The relationship between the triad works of art, human beings and space results in what I named in the research of "artwork place". Indeed, these elements relationship can be very broad, so I chose a clipping. I chose the clipping of visual arts which also have material assets and may have authenticity and meaning to heritage. Link the new generations from a relatively new capital, Belo Horizonte (late nineteenth century), to their ancestors’ artwork can undermine prejudices and create motivations for artistic heritage conservation. Research on student experience, relationship, and processes into "artworks’ place" can be useful to understand the significance and value of them. As a research space for this phenomenon I choose, the Museu Mineiro art exposition "Minas das Artes, Histórias Gerais" which shows a dialog between the facts and the arts in Minas Gerais state, between the eighteenth and twentieth centuries. The methodology was constructed in order to generate the theoretical bases, direct the research and provide a path to analise art education at Museu Mineiro and the constitution or removal of artwork places. The research found that artwork places can external links, as they can also be related to historical constitution processes. Such a finding does not diminish the observer's internal experience, as it is possible to perceive the external connections of the place and between the work and the user. Thus, Museu Mineiro artwork places can be very significant for the Arts teaching, in addition to having potential for the interdisciplinary discussion topics between the Arts, Arts History, History and Geography.
Subject: Museu Mineiro
Arte - Estudo e ensino
Espaço (Arte)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34262
Issue Date: 29-Feb-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_ubirananlucena.pdf9.9 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons