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Type: Tese
Title: Acesso e uso da informação em sistemas de bibliotecas universitárias federais para usuários da educação a distância (EaD)
Authors: Maria Elizabeth de Oliveira da Costa
First Advisor: Beatriz Valadares Cendón
First Referee: Francisco Luiz dos Santos
Second Referee: Gercina Angêla de Lima
Third Referee: Marcos Aurélio Gomes
metadata.dc.contributor.referee4: Ricardo Rodrigues Barbosa
metadata.dc.contributor.referee5: Benildes Coura Moreira dos Santos Maculán
Abstract: A Educação a Distância muito contribui para a universalização e democratização do conhecimento na sociedade. Nesse contexto, acerca das características e propósitos dessa modalidade, nota-se que ela passa a ser vista não como uma nova proposta educacional, mas como uma forma de inserção dos indivíduos na sociedade. No entanto, existem problemas que dificultam a gestão dos recursos informacionais no que se refere à disponibilização, acesso e uso desses recursos para os usuários da Educação a Distância, sendo essas as questões da pesquisa. O estudo contempla as universidades federais das cinco regiões do Brasil, com foco nos Sistemas de Bibliotecas, Centros de Educação a Distância e nos alunos das seguintes instituições: Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Ouro Preto (Sudeste), Universidade de Brasília (Centro-Oeste), Universidade Federal do Amazonas (Norte), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Sul) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (Nordeste). O objetivo geral é descrever o panorama dos Sistemas de Bibliotecas e sua integração com a Educação a Distância no Brasil, identificando aspectos críticos e/ou contribuições das Bibliotecas Universitárias nas ações relativas ao ensino a distância, destacando as orientações e apoio aos usuários dessa modalidade de ensino. Os objetivos específicos incluem: identificar se os Sistemas possuem unidades ou setores responsáveis pelo apoio ao aluno do ensino a distância; identificar se esses Sistemas oferecem serviços e produtos para o aluno dessa modalidade, e se têm trabalhado em parceria com o Centro de Apoio ao Ensino a Distância; se possuem uma interação com as Bibliotecas dos Polos; e se os alunos do ensino a distância conhecem e/ou utilizam os materiais técnico-científicos, se têm acesso a eles, como fazem para obter o apoio informacional e se estão satisfeitos com o que é oferecido; e propor diretrizes para um plano gerencial para as Bibliotecas Universitárias quanto à disponibilização, acesso e uso dos recursos informacionais para os usuários. A pesquisa usa três métodos de coleta de dados: pesquisa documental, entrevista com diretores de Sistemas de Bibliotecas e dos Centros de Apoio à Educação a Distância e web-survey dos usuários. Os resultados revelaram que o ensino a distância tem sido valorizado, garantindo o acesso universal à educação. Percebeu-se a existência de desafios, a maioria associada à necessidade de divulgação dos serviços, à falta de recursos humanos e de infraestrutura que garanta a igualdade de acesso, em especial, aos alunos que utilizam os Polos. Isso reforça a importância da integração dos envolvidos (Bibliotecas, Centros de Apoio e Bibliotecas dos Polos). O estudo recomenda que as instituições estejam atentas para essa nova realidade. O bibliotecário precisa atuar como mediador da informação em conjunto com os Centros de Apoio da instituição e ainda com as Bibliotecas dos Polos, promovendo ações, serviços e produtos para que o apoio à informação técnico-científica chegue até a comunidade do ensino a distância. Reforça-se a isonomia no atendimento, visto que o ensino a distância tem como missão fazer com que a educação chegue aos lugares mais remotos do País, beneficiando os alunos que estão distantes dos grandes centros urbanos.
Abstract: Distance Education contributes greatly to the universalization and democratization of knowledge in society. In this context, regarding the characteristics and purposes of such mode of learning, it is seen not as a new educational approach, but as a way of inserting individuals into a society. Nevertheless, problems may interfere in the management of information resources in relation to the availability, access, and use of such resources for users of Distance Education. This research focuses on these matters. This study encompasses federal universities in the five regions of Brazil, with a focus on Library Systems, on Distance Education Centers, and on students from the following institutions: Federal University of Minas Gerais and Federal University of Ouro Preto (Southeast), University of Brasília (Center-West), Federal University of Amazonas (North), Federal University of Rio Grande do Sul (South), and Federal Rural University of Pernambuco (Northeast). The general objective is to describe the status of Library Systems and their integration with Distance Education in Brazil, thus identifying critical aspects and/or contributions of University Libraries in arrangements related to distance learning, especially the guidelines and support given to users. Specific objectives include: identifying whether or not Systems have units or sectors responsible for supporting students in distance learning; identifying whether or not these systems offer any services or products for students, and whether or not they have worked in partnership with the Distance Learning Support Center; whether or not the Systems interact with the Distance Learning Hub Libraries; and whether or not distance learning students are aware of and/or use technical-scientific materials, whether or not they have access to them, how they obtain informational support, and whether or not they are satisfied with what is offered; and suggesting directions toward a management plan for University Libraries regarding the availability, access, and use of information resources. This research uses three methods of data collection: documentary research, interviews with directors of Library Systems and Distance Education Support Centers, and web-survey of users. The results indicate that distance learning has been appreciated and valued, guaranteeing universal access to education. Challenges were found, most of them associated with the need to publicize services and the lack of human resources and infrastructure that guarantees equal access, especially for students who use the Hubs. This reinforces the importance of integrating involved institutions (Libraries, Support Centers, and Hub Libraries). This study suggests that institutions must be aware of this new reality. Librarians need to act as information mediators in conjunction with the institution’s Support Centers and with Hub Libraries, promoting actions, services, and products so that support for technical and scientific information reaches the distance learning community. Equality in these services is stressed, as distance learning aims at making education reach the most remote places in the country, benefiting students who are away from large urban centers.
Subject: Ciência da informação
Ensino à distância
Tecnologia educacional
Serviços de informação - Educação de usuários
Bibliotecas universitárias - Brasil
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34277
Issue Date: 31-Aug-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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