Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34301
Type: | Dissertação |
Title: | Dos professores de papel às lutas na escola: docentes narradores/as de suas experiências de ensino |
Authors: | Rodrigo Gavioli de Assis |
First Advisor: | Admir Soares de Almeida Júnior |
Abstract: | A presente pesquisa toma como base as narrativas produzidas por docentes de Educação Física para evidenciar e refletir sobre os saberes produzidos no contexto de ensino das lutas nas aulas regulares de Educação Física. A inquietação em compreender como as lutas podem ser ensinadas nas aulas de Educação Física Escolar me impulsionou a realizar este estudo que intencionou gerar um espaço para que os docentes compartilhassem suas concepções, convicções e dúvidas pertinentes ao ensino das lutas, e ao mesmo tempo legitimar saberes e processos pedagógicos vividos no cotidiano escolar, tornando públicas as experiências. A natureza dos saberes gerados nesta pesquisa, rompeu a lógica da racionalidade instrumental e as dinâmicas realizadas ao longo dos encontros constituiram-se em modos particulares de reflexão e aprendizagem. As experiências dos docentes, relacionadas ao ensino das lutas, explicitadas através de suas narrativas, serviram de base para a compreensão sobre os saberes que são mobilizados no trato com essa temática. Estes saberes estão relacionados a um contexto específico de trabalho, mas podem servir como indícios e reflexões importantes para compreendermos possibilidades para o ensino das lutas e para a formação docente. |
Subject: | Professores de educação física -- Formação Professores de educação física -- Narrativas pessoais Educação física -- Estudo e ensino Luta (Esporte) -- Estudo e ensino Artes marciais -- Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34301 |
Issue Date: | 10-Feb-2020 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dos professores de papel às lutas na escola. Docentes narradores(as) de suas experiências de ensino.pdf | 4.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License