Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34301
Type: Dissertação
Title: Dos professores de papel às lutas na escola: docentes narradores/as de suas experiências de ensino
Authors: Rodrigo Gavioli de Assis
First Advisor: Admir Soares de Almeida Júnior
Abstract: A presente pesquisa toma como base as narrativas produzidas por docentes de Educação Física para evidenciar e refletir sobre os saberes produzidos no contexto de ensino das lutas nas aulas regulares de Educação Física. A inquietação em compreender como as lutas podem ser ensinadas nas aulas de Educação Física Escolar me impulsionou a realizar este estudo que intencionou gerar um espaço para que os docentes compartilhassem suas concepções, convicções e dúvidas pertinentes ao ensino das lutas, e ao mesmo tempo legitimar saberes e processos pedagógicos vividos no cotidiano escolar, tornando públicas as experiências. A natureza dos saberes gerados nesta pesquisa, rompeu a lógica da racionalidade instrumental e as dinâmicas realizadas ao longo dos encontros constituiram-se em modos particulares de reflexão e aprendizagem. As experiências dos docentes, relacionadas ao ensino das lutas, explicitadas através de suas narrativas, serviram de base para a compreensão sobre os saberes que são mobilizados no trato com essa temática. Estes saberes estão relacionados a um contexto específico de trabalho, mas podem servir como indícios e reflexões importantes para compreendermos possibilidades para o ensino das lutas e para a formação docente.
Subject: Professores de educação física -- Formação
Professores de educação física -- Narrativas pessoais
Educação física -- Estudo e ensino
Luta (Esporte) -- Estudo e ensino
Artes marciais -- Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34301
Issue Date: 10-Feb-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons