Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34311
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Percepção de enfermeiro acerca do cuidado com estomas de eliminação na Estratégia Saúde da Família em um município de Minas Gerais
Autor(es): Juliana Silva Castro
primer Tutor: Eliana Aparecida Villa
Resumen: Os estomas causam grandes modificações nas condições de saúde e na qualidade de vida dos pacientes e, com isso, tem-se a necessidade de uma assistência de enfermagem que contemple as novas demandas dessas pessoas. Assim, o presente estudo tem por objetivo conhecer qual a percepção do enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família sobre os cuidados prestados ao portador de estoma de eliminação. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Foram entrevistados quinze enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família de um município de Minas Gerais. Para as entrevistas foi utilizado um roteiro com as questões: Como é para você cuidar do paciente com estoma de eliminação? Quais aspectos você entende como relevante para o cuidado de enfermagem ao paciente estomizado? Na sua experiência, há algum fator que favoreça ou dificulta a assistência de enfermagem ao paciente estomizado? Os resultados apontam que enfermeiros percebem que o cuidado ao estomizado é um cuidado difícil, que demanda conhecimento específico. Sentem-se inseguros e despreparados nesse tipo de assistência. Consideram que o estomizado precisa de um cuidado ampliado, mais humanizado e individualizado, com apoio psicossocial. Valorizam a educação em saúde para o autocuidado e autonomia do sujeito. Os fatores apontados como dificultadores da assistência são a falta de capacitação em serviço, falta de recursos materiais e humanos e a sobrecarga de trabalho. Quanto aos fatores que favorecem a assistência, ressaltam o apoio da família e o fornecimento de dispositivos aos pacientes. Conclui-se que os enfermeiros conseguem identificar a necessidade de um cuidado especial, sensível aos sentimentos e sensações vivenciadas pelo paciente a partir da confecção da estomia, e não somente a necessidade da assistência dos cuidados básicos com o estoma. Enfatizam ainda a necessidade de buscar estratégias de capacitação nessa área específica do conhecimento científico.
Asunto: Atenção Primária à Saúde
Estratégia Saúde da Família
Enfermagem
Estomas Cirúrgicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
Curso: Curso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34311
Fecha del documento: 22-jul-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Enfermagem em Estomaterapia

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC juliana Silva Castro FINAL.pdf1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.