Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34350
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Plano de curso para ensino das classes gramaticais substantivo, adjetivo, artigo, numeral e pronome
Autor(es): Paulo Roberto Antunes
Primeiro Orientador: Maria do Socorro Vieira Coelho
Resumo: O trabalho tem por objetivo apresentar proposta de ensino das classes gramaticais substantivo, adjetivo, artigo, numeral e pronome, associando o emprego às condições de comunicação. Isso implica pensar os estudos gramaticais e seus usos e o fato de serem as quatro últimas citadas estritamente ligadas à primeira. Para que haja maior facilidade de aprendizagem por parte do discente e organização do docente, o plano constitui-se de seis blocos didáticos com várias unidades teórico-práticas que contemplam as classes gramaticais variáveis, excetuando-se a classe “verbo”, em distintas aulas, sempre especificando o conteúdo, os objetivos específicos e os exercícios de fixação. Ao término de cada unidade, propõe-se uma avaliação de cunho formativo que visa acompanhar o aluno durante o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem, oportunizar a discussão da temática estudada e, também, refletir acerca da aplicabilidade desse conhecimento nas práticas comunicativas. A estratégia metodológica utilizada é a metodologia ativa e a seleção de alguns dos seus procedimentos que se fizeram adequados. Outros procedimentos metodológicos da corrente tradicional também serão utilizados para que docente e discentes tenham uma ideia comparativa relativa aos métodos. Concluiu-se que o tema do trabalho vinculado à elaboração de um plano de ensino é imprescindível durante as etapas que compõem o processo de ensino e o aprimoramento dos conhecimentos do educador que deve estar sempre se atualizando devido ao caráter dinâmico da língua e ao desenvolvimento de pesquisas linguísticas e educacionais.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34350
Data do documento: 25-Jun-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Gramática e Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Plano de curso - Paulo R Antunes - versão final.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.