Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34364
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Ciberativismo na educação: uma proposta pedagógica de ensino inovador em língua adicional |
Authors: | Eduardo Henrique Sampaio Marques |
First Advisor: | Ronaldo Corrêa Gomes Júnior |
Abstract: | Os professores têm um papel importante no incentivo e apresentação de modelos de leituras em múltiplas fontes. A mescla, no trabalho pedagógico, e dentro do contexto escolar, de textos impressos e online, faz com que o alunado perceba tal amplitude necessária de confrontar e atiçar a curiosidade por novas perspectivas. É um desafio para o trabalho docente a desmistificação da linguagem da mídia, assim como a capacidade de trabalhar com ela de forma crítica. O professor, nessa esfera de múltiplas referências e fontes de pesquisa, torna-se também um produtor de conteúdos de aprendizagens para si e para seus aprendizes. Não só os alunos são estimulados a escrever e/ou ler em diferentes gêneros ou tipologias textuais, os professores podem utilizar dessa prática de letramento para propor produções – blogs, vídeos, folders, murais, infográficos – e posteriormente poderão ser úteis como fontes diversas de leituras para um público além do que ele queria atingir inicialmente. Este projeto busca corroborar com a ideia de que tanto professores quanto alunos possuem um leque enorme de possibilidades de atuação em esferas sociais, profissionais e pessoais, e que a inovação e o processo criativo podem andar juntos para fazer a diferença no contexto escolar. O olhar deste trabalho se direciona ao ambiente de aprendizagem do Ensino Médio (EM). |
Abstract: | Teachers play an important role in encouraging and presenting reading models in multiple sources. The mixture, in the pedagogical work, and within the school context, of printed and online texts, makes the student perceive such necessary breadth to confront and stir curiosity for new perspectives. It is a challenge for the teaching work to demystify the language of the media, as well as the ability to work with it critically. The teacher, in this sphere of multiple references and sources of research, also becomes a producer of learning contents for himself and his apprentices. Not only students are encouraged to write and/or read in different genres or textual typologies, teachers can use this literacy practice to propose productions – blogs, videos, folders, murals, infographics – and later may be useful as diverse sources of readings for an audience beyond what he initially wanted to achieve. This project seeks to corroborate the idea that both teachers and students have a huge range of possibilities of acting in social, professional and personal spheres, and that innovation and the creative process can go together to make a difference in the school context. The look of this work is directed to the learning environment of high school. |
Subject: | Línguas – Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34364 |
Issue Date: | 21-Jan-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Anexo sem título 00091.pdf | 629.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.