Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34365
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bruno Guimarães Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5373587413061913pt_BR
dc.contributor.referee1Nísio Antônio Teixeira Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee2Emílio Carlos Roscoe Macielpt_BR
dc.creatorLuíza França Tomaz de Aquinopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4215356941793876pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-11T11:25:55Z-
dc.date.available2020-11-11T11:25:55Z-
dc.date.issued2020-03-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34365-
dc.description.resumoO artista musical Tom Zé possui uma carreira marcada por flutuações na aceitação pública e por diferentes direcionamentos estéticos. Ao longo dos mais de 50 anos de atuação profissional, um termo foi ganhando força e se estabilizando na percepção pública como definidor de sua figura artística e de sua obra: o ‘estranho’. As aspas reforçam o caráter pouco claro que tal concepção possui, tanto em termos de teorias acadêmicas quanto no caso específico do objeto de estudo dessa dissertação. Trata-se de um conceito com vastas possibilidades de leitura, referências teóricas e que, como demonstra o percurso de Tom Zé, é visto de diferentes formas e em diferentes elementos de acordo com o contexto histórico-cultural. A dissertação realiza uma busca por uma possível definição que funcione isoladamente para o músico baiano, a partir da análise de três momentos-chave de sua trajetória – final dos anos 1960, meios dos anos 1970 e final dos anos 1990 –, abordando tanto as músicas quanto as performances, as falas e a forma como o artista expõe sua persona. Para isso, utiliza como guia tópicos identificados como paradoxos convergentes, ou seja, facetas de Tom Zé que se intercalam em suas propostas artísticas com níveis diversos de coesão, gerando a sensação de inquietação – seja positiva ou negativa – que resulta na percepção de algo ‘estranho’. Além disso, a partir da reunião de conceitos diversos em torno do termo que dá origem à pesquisa e de compreensões que surgem com o levantamento de amplo material histórico-contextual envolvendo o músico, o trabalho propõe análises pontuais de casos que demonstram a existência de uma linha evolutiva do ‘estranho’ que segue a carreira de Tom Zé.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTom Zépt_BR
dc.subjectEstranhopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectVariações histórico-contextuaispt_BR
dc.subjectParadoxos convergentespt_BR
dc.titleEstudando Tom Zé : abordagens e evoluções da percepção do ‘estranho’pt_BR
dc.title.alternativeStudying Tom Zé : approaches and evolution of the perception of the ‘strange’pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTUDANDO TOM ZÉ - Abordagens e evoluções da percepção do 'estranho'.pdf3.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.