Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34370
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria do Socorro Vieira Coelhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6209308491616825pt_BR
dc.contributor.referee1Lorenzo Vitralpt_BR
dc.contributor.referee2Eliane Mourãopt_BR
dc.creatorLucas Francisco Ferreira de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6990289314667017pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-13T21:55:33Z-
dc.date.available2020-11-13T21:55:33Z-
dc.date.issued2019-01-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34370-
dc.description.abstractThe teaching of writing according to standard norm lacks the requisites necessary for the improvement of the apprentices competence and this is the focus of this work. That is, the object of this research is the writing problems identified in the texts of the students of the 7th grade Elementary School, of the State School Professor Antônio Corrêa de Carvalho, located in the city of Varginha, South of Minas Gerais. In this work, we aim to investigate, specifically, the linguistic phenomenon marks of orality with connective function, trying to verify in what way this occurs and what the necessary knowledge so that the students learn the appropriate use, and from this description, to elaborate a proposal with the objective of minimizing this problem. The theory used to explain the phenomenon was that of linguistic studies on the influence of orality in writing and the methodology was that of action research. The lack of knowledge of linguistic knowledge related to the use of the appropriate connectors to establish the relation of connection in a text and also the influence of orality in writing are the hypothesis of this study. As a result of this work, it was observed that students transfer aspects of orality to writing in the final years of Elementary School and that it is the task of teachers to work continuously through effective reading activities in order to improve students' knowledge .pt_BR
dc.description.resumoO ensino da escrita conforme a norma padrão carece de requisitos necessários para o aprimoramento das competências dos aprendizes e é esse o foco deste trabalho. Ou seja, o objeto desta pesquisa são os problemas de escrita identificados em textos dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Professor Antônio Corrêa de Carvalho, localizada na cidade de Varginha, Sul de Minas Gerais. Neste trabalho, objetiva-se investigar, especificamente, o fenômeno linguístico das marcas de oralidade com função conectiva, procurando verificar de que maneira isso ocorre e quais os conhecimentos necessários para que os alunos aprendam o uso adequado e, a partir dessa descrição, elaborar uma proposta pedagógica com o objetivo de minimizar tal problema. A teoria utilizada para explicar o fenômeno foi a dos estudos linguísticos sobre a influência da oralidade na escrita e os estudos sobre a retextualização, sendo a metodologia deste trabalho a pesquisa-ação. O desconhecimento dos saberes linguísticos relacionados ao emprego dos conectores adequados para estabelecer a relação de conexão em um texto e, também, a influência da oralidade na escrita constituem a hipótese deste estudo. Como resultado deste trabalho, observou-se que os alunos transferem aspectos da oralidade para a escrita ainda em anos finais do Ensino Fundamental e que é tarefa dos professores trabalhar continuamente atividades de leitura e escrita eficazes, a fim de aprimorar os conhecimentos dos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectFalapt_BR
dc.subjectFunção conectivapt_BR
dc.subjectInfluênciapt_BR
dc.subjectMarcas de oralidadept_BR
dc.subject.otherEscrita – Aprendizagempt_BR
dc.titleMarcas de oralidade com função conectiva na escrita de alunos do ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gramática e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Lucas - versão final.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.