Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34375
Type: Dissertação
Title: Sobre a piedade (eleos) e a indignação (nemesan) na Retórica de Aristóteles
Other Titles: On the piety (eleos) and the indignation (nemesan) in Rhetoric Aristotle
Authors: Daniel Felipe Couto Vieira Silva
First Advisor: Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho
First Referee: Adriano Machado Ribeiro
Second Referee: Júlia Batista Castilho de Avellar
Abstract: O propósito da nossa dissertação é investigar o que nomeamos como a “questão das paixões” e apontar como a piedade (eleos) e a indignação (nemesan) estão inseridas no contexto da arte retórica (techne rhetorike) de Aristóteles. Para isso, apresentamos uma perspectiva interpretativa sobre as paixões na obra de Aristóteles, identificando pontualmente como as pathe são expostas no Corpus Aristotelicum (principalmente na Física, Metafísica, De Anima, Ética a Nicômaco e Política) e articulando-as, posteriormente, com a Retórica e a Poética. Na primeira parte do nosso trabalho, indicamos como as paixões são entendidas na filosofia do Estagirita e, em seguida, discutimos sistematicamente o Livro II da Retórica. Nessa análise, após elucidarmos os conceitos gerais das pathe, nos detemos na descrição das condições necessárias para a condução das paixões a partir do discurso. Articulando os três elementos fundamentais da arte retórica, ethos, pathos e logos, apresentamos a concepção das paixões como uma característica basilar da persuasão. Por fim, fazendo uma comparação entre aspectos da Retórica e da Poética, examinamos como a piedade (eleos) e a indignação (nemesan) podem ser, ali, articuladas. Para isso, levamos em consideração a importância dessas duas paixões, seus efeitos na polis e seus elementos ético-estéticos, buscando contribuir com as discussões contemporâneas sobre o papel das paixões na filosofia aristotélica.
Abstract: The purpose of our dissertation is to investigate what we called “the question of passions” and to point out how pity (eleos) and indignation (nemesan) are inserted in the context of Aristotle's rhetorical art (techne rhetorike). To this end, we present an interpretative perspective on the passions in Aristotle's work, punctually identifying how the pathe are shown in the Corpus Aristotelicum (mainly in Physics, Metaphysics, On the Soul, Nicomachean Ethics and Politics) and later articulating them with the Rhetoric and the Poetics. In the first part of our work, we indicate how passions are understood in the philosophy of the Stagirite, and then we expounded the Book II of Rhetoric. In this analysis, after elucidating the general concepts of the pathe, we focus on the description of the necessary conditions for the conduction of the passions by the discourse. Articulating the three fundamental elements of rhetorical art, ethos, pathos and logos, we present the conception of passions as a primordial characteristic of persuasion. Finally, by comparing aspects of Rhetoric and Poetics, we examine how pity (eleos) and indignation (nemesan) can be articulated in it. For such, we take into consideration the importance of these two passions, their effects on the polis and their ethical-aesthetic elements, aiming to contribute to contemporary discussions about the role of passions in Aristotelian philosophy.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34375
Issue Date: 6-Feb-2020
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