Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34385
Type: Monografia (especialização)
Title: Entretenimentos estudos da base de dados audiovisuais
Authors: Rodrigo do Vale Andrade
First Advisor: Lourdes Coral Contreras Montenegro
First Referee: Edna Afonso Reis
Second Referee: Ilka Afonso Reis
Abstract: Com o grande aumento de provedores de filmes e series de televisão, como Netflix, Amazon Prime, Google Play, HBO Go, Net Movies, Itunes Store e Microsoft Store, fora os tradicionais estúdios de cinema, é de grande interesse em descobrir os gostos mais populares das pessoas por estes tipos de entretenimentos e com isso ajuda-los na escolha baseados em suas características, como por exemplo, tipo, gênero, duração, ano, etc. Sendo assim, é importante conhecer e analisar um conjunto de dados que represente os mais diversos tipos de entretenimentos audiovisuais, televisivos e/ou cinematográficos, e suas variáveis. Desta forma, o objetivo deste trabalho é colocar em prática o aprendizado adquirido durante a pós-graduação em estatística na UFMG, na exploração, organização e seleção de dados, bem como fazer uma coleta de uma amostra para desenvolvimento dos estudos estatísticos, aprendidos durante o curso e com isso fazer análises críticas das informações quantitativas e qualitativas, interpretando adequadamente este tipo de dados. As etapas foram desde a extração e transformação dos dados, unificando-os em um único arquivo, uso da metodologia de amostragem para determinar o tamanho suficientemente grande de uma amostra e descrever os métodos estatísticos de regressão linear ou não linear que represente bem a variável de interesse (média de classificação). Porém, o propósito inicial não ofereceu bons ajustes em seus modelos com todas as suposições violadas. Logo, partimos para o estudo de variáveis qualitativas, mudando o foco do estudo para uma análise de variância (ANOVA) paramétrica e não paramétrica com o intuito de testar, se o tipo de filme tem alguma relação com o gênero. Além disso, uma análise de Kruskall Wallis foi utilizada para comparar os níveis das variáveis, gênero e tipo, em sua forma particular.
Abstract: With the huge increase in providers of films and television series, such as Netflix, Amazon Prime, Google Play, HBO Go, Net Movies, Itunes Store and Microsoft Store, apart from the traditional movie studios, it is of great interest to discover the most popular tastes. popular with people for this type of entertainment and thereby help them choose based on their characteristics such as type, gender, duration, year, etc. Therefore, it is important to know and analyze a set of data that represents the most diverse types of audiovisual, television and / or cinematographic entertainment, and their variables. Thus, the objective of this work is to put into practice the learning acquired during the postgraduate course in statistics at UFMG, in the exploration, organization and selection of data, as well as to collect a sample for the development of statistical studies learned during the course and thereby making critical analyzes of quantitative and qualitative information, properly interpreting this type of data. The steps were from the extraction and transformation of the data, unifying them in a single file, using the sampling methodology to determine the sufficiently large size of a sample and describing the statistical methods of linear or non-linear regression that well represents the variable of interest (average rating). However, the initial purpose did not offer good adjustments to its models with all the assumptions violated. Thus, we started to study qualitative variables, changing the focus of the study to a parametric and non-parametric analysis of variance (ANOVA) in order to test whether the type of film has any relation with the genre. In addition, a Kruskall Wallis analysis was used to compare the levels of the gender and type variables in their particular form.
Subject: Estatística
Amostragem (Estatística).
Inferência (Lógica).
Linguagem de programação (Computadores).
População - Estatística.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estatística
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34385
Issue Date: 31-Jul-2020
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