Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34386
Tipo: Tese
Título: Uma pedagogia da história pelo afeto : Gustavo Barroso e os diversos usos do passado
Autor(es): Erika Morais Cerqueira
Primeiro Orientador: Douglas Attila Marcelino
Resumo: O objetivo da tese é investigar a produção de Gustavo Barroso (1888-1959), intelectual dedicado ao estudo da história militar brasileira, na constituição de um projeto de memória nacional. No âmbito das comemorações cívicas, são estudados dois projetos propostos durante sua atuação como Deputado Federal: Os Dragões da Independência e o Dia do Soldado. Paralelamente, empreende-se uma reflexão sobre o ofício do historiador, sua produção e seu lugar social, a partir de algumas obras publicadas por Barroso, especialmente as biografias de militares, editadas entre as décadas de 1920 e 1940. Considera-se que, ao narrar a trajetória histórica dos combatentes, Barroso almejava transformar os leitores em espectadores ou testemunhas, oferecendo-lhes uma experiência do passado. A evocação do passado, encarnado pelos grandes homens, compreendia a exposição material dessas personagens no Museu Histórico Nacional, idealizado inicialmente como um museu militar. Considera-se o Museu um instrumento essencial, tal como as biografias históricas, para a produção e a reprodução de uma memória nacional. Nessa incursão pelo gênero biográfico,são analisadas as biografias produzidas por Gustavo Barroso, assim como as reconstruções da sua própria biografia na memória nacional, de forma a desvelar como se articulam e antagonizam as diferentes faces de sua vasta produção em uma dinâmica complexa de construção e reconstrução memorialística. A intenção é investigar os intercâmbios entre sua produção de caráter militar e o espaço que ele veio a ocupar no interior das Forças Armadas, enquanto intelectual reconhecido como porta-voz da instituição.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34386
Data do documento: 19-Out-2020
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma pedagogia da história pelo afeto. Gustavo Barroso e os diversos usos do passado.pdf8.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.