Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34448
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Treinamento auditivo com estímulos vocais âncoras sintetizados: efeito na concordância dos avaliadores
Autor(es): Ana Cristina Côrtes Gama
Primeiro Orientador: Roberto da Costa Quinino
Primeiro membro da banca : Frederico Rodriguez Borges da Cruz
Segundo membro da banca: Adriane Mesquita de Medeiros
Resumo: Objetivo: Analisar o resultado do treinamento auditivo, com vozes sintetizadas, na concordância intra-avaliadores da análise perceptivo-auditiva de rugosidade e soprosidade. Método: A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (37872314.2.0000.5149). Trata-se de um estudo experimental composto por quatro sessões de treinamento auditivo com vozes humanas e estímulos âncoras sintetizados. A amostra foi composta por vinte alunos do curso de Fonoaudiologia que possuíam contato prévio com a avaliação perceptivoauditiva, com idade de 21 a 37 anos, com média de 24 anos, sendo três homens e dezessete mulheres. Os avaliadores participaram de quatro sessões de treinamento com o intervalo de sete dias entre eles. Cada treinamento consistiu em três tarefas: 1) Atividade pré-treinamento: julgamento de 20 vozes naturais neutras e disfônicas, onde os participantes avaliaram os parâmetros de rugosidade e soprosidade e o grau de desvio vocal (0 – neutro, 1 – leve, 2 –moderado, 3 – intenso); 2) Atividade de treinamento: foram apresentados quatro estímulos âncoras sintetizados de rugosidade (R) e quatro de soprosidade (B) com o grau geral de desvio vocal variando de zero a três. Os participantes ouviram quatro estímulos de vozes naturais e um estímulo âncora, e foram orientados a parear a voz natural que mais se assemelhava ao estímulo âncora sintetizado. Os participantes realizaram o treinamento com 20 vozes naturais; e 3) Atividade pós-treinamento: as 20 vozes da atividade pré treinamento foram randomizadas e os indivíduos julgaram as mesmas vozes sem conhecimento prévio de que as vozes foram repetidas. A análise estatística dos dados foi realizada pelo teste AC2 para avaliação da concordância intra-avaliadores e o Teste não-paramétrico de Friedman para comparação entre as sessões de treinamento. O software utilizado foi o R (versão 3.5.1) para realização do teste AC2 e o Minitab® 19 para o teste de Friedman. Foi considerado um nível de significância de 5%. Resultados: Na análise da concordância intra-avaliador para o parâmetro perceptivo- auditivo de rugosidade, os resultados variaram de 79%, 85%, 85% e 86% entre a primeira e a quarta sessão de treinamento auditivo, respectivamente, com melhora da concordância intra-avaliador a partir da quarta sessão (p=0,005). Para a análise da concordância intra-avaliador no parâmetro auditivo de soprosidade, os resultados foram 88%, 90%, 90% e 92% da primeira à quarta sessão de treinamento auditivo, respectivamente. Na quarta sessão de treinamento os juízes apresentaram uma maior concordância (p=0,036). Conclusão: O parâmetro perceptivo-auditivo de soprosidade apresentou indicador AC2 maior do que para rugosidade indicando parecer mais concordante. Como no caso da rugosidade, a concordância intra-avaliador apresentou melhora a partir da quarta sessão de treinamento auditivo para avaliação da soprosidade.
Abstract: Objective: to analyze the results from the perceptual training, with synthesized auditory anchors, in the intrarater agreement of the perceptual rating of roughness and breathiness. Method: The research was approved by the Research Ethics Committee (37872314.2.0000.5149). This is an experimental study consisting on four perceptual training sessions with human voices and synthesized anchors. The sample consisted on twenty Speech Language Pathologist students who had previous contact with auditory-perceptual assessment, aged 21 to 37 years old, with an average of 24 years old, three men and seventeen women. The evaluators participated on four training sessions with an interval of seven days between them. Each training consisted of three tasks: 1) Pre-training activity: judgment of 20 normal and dysphonic voices, where the participants evaluated the parameters of roughness and breathiness and the degree of vocal deviation (0 - neutral, 1 - mild, 2 - moderate, 3 - intense); 2) Training activity: four synthesized auditory anchors for roughness (R) and four synthesized auditory anchors for breathiness (B) were presented with the general degree of vocal deviation ranging from zero to three. Participants heard four natural voice stimuli and an anchor stimulus, and were instructed to pair the natural voice that most closely resembled the synthesized anchor stimulus. Participants performed the training with 20 natural voices; and 3) Post-training activity: the 20 voices from the pre-training activity were randomized and the individuals judged the same voices without prior knowledge that the voices were repeated. Statistical analysis of the data was performed using the AC2 test to assess intrarater agreement and the Friedman non-parametric test for comparison between training sessions. The software used was R (version 3.5.1) to perform the AC2 test and Minitab® 19 for the Friedman test. A significance level of 5% was considered. Results: In the analysis of the intrarater agreement for the perceptual-auditory parameter of roughness, the results varied between 79%, 85%, 85% and 86% between the first and the fourth auditory training session, respectively, with improved intrarater agreement from the fourth session (p = 0.005). For the analysis of the intrarater agreement on the breathiness, the results were 88%, 90%, 90% and 92% from the first to the fourth auditory training session, respectively. In the fourth training session, the judges showed a greater agreement (p = 0.036). Conclusion: The perceptual-auditory parameter of breathiness showed a higher indicator AC2 than for roughness, suggesting that it was more consistent. As in the case of roughness, breathiness also showed improvement in intrarater agreement from the fourth session of auditory training.
Assunto: Estatística
Qualidade da voz.
Distúrbio da voz.
Disfonia.
Treinamento da voz.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estatística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34448
Data do documento: 15-Jun-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Estatística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Treinamento auditivo com estímulos vocais âncoras sintetizados-efeito na concordância dos avaliadores.pdfMonografia de Especialização - Ana Cristina Côrtes Gama2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons