Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34460
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Juarez Tarcísio Dayrellpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4665625518465449pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Symaira Poliana Nonatopt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Carvalho de Figueiredopt_BR
dc.contributor.referee2Ivan Fariapt_BR
dc.creatorJúlia Camargos de Paulapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044886390944612pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-03T14:15:52Z-
dc.date.available2020-12-03T14:15:52Z-
dc.date.issued2020-07-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34460-
dc.description.abstractThe main objective of the research was to understand the meanings that young people attribute to their theatrical studying experience lived at Valores de Minas - Cicalt (Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias). It was sought to identify possible repercussions of the socializing experience with the theater as an artistic-pedagogical process in the experiences of the researched subjects. For this purpose, a qualitative methodology based on different procedures was used, among which the following stand out: a) narrative interviews with six subjects to understand the interpretations about their experiences with the theater, also considering dimensions of the theatrical studying impact beyond the formative space, such as the family and the professional field, and b) the construction of a creative process in which the six subjects acted as actresses and actors and which was based on the autobiographical content shared in the interviews about their relationship with the theater, which, in turn, brought up other possibilities of academic research in the field of education. The research data were analyzed based on theoretical references from sociology, education, youth and theater and concepts such as experience, socialization and meanings were central to the discussion. The results provided support to verify that the repercussions of theatrical studying exists in different dimensions in the youth’s lives, such as in the construction of knowledge that permeates other routes besides rationality, such as creativity and sensitivity, built from the involvement of the body in the pedagogical process. Also, in the development of critical thinking about social dynamics and a citizen and participative standpoint, as well as, in the experience of their identity processes among a diverse collectivity and in the elaboration of the notions of singularity and otherness. All of these elements contributed to the reflection and design of their life projects that presents theatrical practice in continuity, characterizing it as a space of belonging and realization. Thus, the socialization experienced in the context of theater education is configured as an experience linked to life that encompasses multiple educational properties and is a driver of changespt_BR
dc.description.resumoO objetivo central da pesquisa foi compreender os sentidos que jovens atribuem à sua experiência de formação teatral vivenciada no Valores de Minas - Cicalt (Centro Interescolar de Cultura, Arte, Linguagens e Tecnologias). Buscou-se identificar possíveis repercussões da experiência socializadora com o teatro como processo artístico-pedagógico nas vivências dos sujeitos pesquisados. Para tanto, foi utilizada uma metodologia de caráter qualitativo e com diferentes procedimentos, dentre os quais se destacam: a) entrevistas narrativas com seis sujeitos para compreender as interpretações sobre suas vivências com o teatro, considerando também dimensões com as quais o fazer teatral se relaciona para além do espaço formativo, como a família e o campo profissional, e b) a construção de um processo criativo em que os seis sujeitos atuaram como atrizes e atores e que teve como base o conteúdo autobiográfico compartilhado nas entrevistas sobre sua relação com o teatro, o que, por sua vez, trouxe à tona outras possibilidades de investigação acadêmica no campo da educação. Os dados da investigação foram analisados baseando-se em referenciais teóricos da sociologia, da educação, da juventude e do teatro e conceitos como experiência, socialização e sentidos foram centrais na discussão. Foi possível constatar que as repercussões da formação teatral se apresentaram em diferentes dimensões na vida das/os jovens, como na construção de saberes que perpassam outras vias além da racionalidade, como a criatividade e a sensibilidade, a partir do envolvimento do corpo no processo pedagógico. Expressam-se também no desenvolvimento de um pensamento crítico sobre as dinâmicas sociais e de uma postura cidadã e participativa, bem como na vivência de seus processos identitários em meio a uma coletividade diversa e na elaboração das noções de singularidade e alteridade. Todos esses elementos contribuíram para a reflexão e delineamento de seus projetos de vida, que apresentam o fazer teatral em continuidade, caracterizando-o como espaço de pertencimento e realização. Assim, a socialização vivenciada no contexto do ensino do teatro configura-se como experiência que está atrelada à vida, engloba múltiplas propriedades educativas e é impulsionadora de transformações.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectSentidospt_BR
dc.subjectFormação Teatralpt_BR
dc.subjectCicalt - Valores de Minaspt_BR
dc.subject.otherJuventudept_BR
dc.subject.otherExperiênciapt_BR
dc.subject.otherTeatro -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherTeatro na educaçãopt_BR
dc.titleTeatro que fica: sentidos atribuídos por jovens à sua experiência de formação teatralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO - TEATRO QUE FICA - JÚLIA CAMARGOS DE PAULA.pdfTeatro que fica: sentidos atribuídos por jovens à sua experiência de formação teatral - Júlia Camargos de Paula4.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.