Estratégias de marketing na publicidade televisiva de alimentos ultraprocessados no Brasil
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Editor
Universidade Federal de Minas Gerais
Descrição
Tipo
Dissertação de mestrado
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Primeiro orientador
Membros da banca
Adriana Lúcia Meireles
Larissa Loures Mendes
Larissa Loures Mendes
Resumo
Introdução: As doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis pela maior parte das mortes no mundo. Essas doenças são determinadas por um conjunto de fatores de risco comportamentais, como consumo de álcool e tabaco, prática insuficiente de atividade física e especialmente pela alimentação inadequada. O consumo alimentar é influenciado por questões individuais e ambientais, como o preço e a publicidade dos alimentos. De fato, a publicidade de alimentos é um importante determinante ambiental do consumo alimentar. Sabe-se que essa está essencialmente voltada à promoção de alimentos ultraprocessados em veículos de comunicação de massa, especialmente nas emissoras de televisão. A exposição à publicidade de alimentos não saudáveis influencia as escolhas alimentares da população por meio de estratégias persuasivas de marketing. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o monitoramento da exposição e da prevalência das técnicas de persuasão utilizadas na publicidade, assim como sua regulamentação, para melhoria do padrão de alimentação das populações. Objetivo: Analisar o uso de estratégias de marketing na publicidade televisiva de alimentos no Brasil. Métodos: A programação dos três principais canais da TV aberta foi gravada em oito dias não consecutivos de abril de 2018, das 06:00 às 00:00. Por meio de um questionário eletrônico, baseado no protocolo da INFORMAS, as informações de cada peça publicitária foram coletadas. Após a extração dos dados, as peças de alimentos e bebidas foram classificadas de acordo com o sistema NOVA de classificação de alimentos, considerando o grau de processamento. Foram investigadas 27 estratégias de marketing nos anúncios de alimentos ultraprocessados (AUP), estratificadas em três grupos de estratégias (poder das estratégias de publicidade, oferta de prêmios e alegações de benefícios da marca). Estimou-se a frequência de anúncios de alimentos na publicidade, a proporção de anúncios de alimentos ultraprocessados, e a utilização de estratégias nestes anúncios. A Análise de Componentes Principais foi empregada para identificação dos padrões de estratégias utilizados na publicidade de alimentos e uma Regressão Linear para analisar a associação dos padrões de estratégias aos subgrupos de alimentos ultraprocessados. Resultados: Foram identificados 7991 anúncios publicitários, sendo 1156 (14,16%) específicos de alimentos ou bebidas. A maioria (90,77%) dos anúncios relacionados a alimentos se remetiam a AUP, sendo refrigerantes (28,90%), bebidas alcóolicas (14,23%) e restaurantes de fast food (13,80%) os tipos os mais anunciados. Mais de 96% dos anúncios de AUP incluíram pelo menos uma das estratégias de publicidade persuasivas investigadas (poder da publicidade- 54,77%, ofertas de prêmio -27,65% e alegações de benefícios da marca- 77,38%). Cinco padrões de publicidade foram identificados a partir da análise de componentes principais, sendo nomeados de acordo com suas principais características e associados aos grupos de AUP. O primeiro, descrito como "Distinto", correlacionado com edição limitada, personagem licenciado, brindes ou colecionáveis e lançamentos da marca, associou-se positivamente aos fast foods. O segundo padrão, "Para crianças", marcado pelo uso de mensagens "para crianças", usuários sugeridos, eventos não esportivos e personagens próprios da marca, relacionou ao consumo de bebidas açucaradas, fast foods, biscoito doces, nuggets e outras carnes ultraprocessadas. O terceiro, “Preço e Desconto”, correlacionado com baixos preços e descontos e o quarto padrão, “Esportivo”, caracterizado pelo uso de eventos esportivos e concursos, foram associados positivamente aos anúncios de fast foods e refrigerantes. O último padrão, “Inovador” demonstrou boa correlação com
características sensoriais, inovação e lançamentos da marca, associado à promoção de molhos, bebidas açucaradas, biscoitos e salgadinhos, carnes ultraprocessadas e fast foods. Conclusão: A publicidade de alimentos na TV aberta brasileira é marcada por alimentos AUP, com predominante emprego de estratégias persuasivas nos anúncios, demonstrando uma falta de aplicação da legislação reguladora atual no país.
Abstract
Assunto
Publicidade de Alimentos, Televisão, Controle da Publicidade de Produtos, Doença Crônica, Doenças não Transmissíveis, Alimentos Industrializados
Palavras-chave
Publicidade de Alimentos, Televisão, Doença Crônica, Controle da Publicidade de Produtos