Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34472
Type: Tese
Title: LAZER, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E CONSTRUÇÃO DE SABERES: um estudo com agentes sociais do Programa Esporte e Lazer da cidade de Sete Lagoas-MG
Authors: Maria Aparecida Dias Venâncio
First Advisor: Hélder Ferreira Isayama
Abstract: O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) foi criado pelo extinto Ministério do Esporte (ME), com o objetivo de democratizar o acesso a práticas e conhecimentos sobre esporte e lazer. Desenvolve suas ações, por meio de convênios com estados, prefeituras e instituições de ensino federais e tem como um eixo central o sistema de formação. O propósito da formação era qualificar a execução, através da formação continuada dos agentes sociais envolvidos, pois são protagonistas na elaboração e efetivação das ações do PELC. Assim, o objetivo da pesquisa foi descrever e analisar o perfil profissional e a construção de saberes sobre o lazer de agentes sociais do PELC – Convênio do município de Sete Lagoas/MG, considerando os suportes e influências de pessoas, instituições e grupos na formação desses sujeitos, bem como compreender como esses saberes se articulam no contexto do Programa. Combinei procedimentos de estudos bibliográficos e de campo, mobilizando-os para a compreensão das temáticas incorporadas no problema de estudo. No campo, empreguei técnicas de levantamento de dados e entrevista semiestruturada presencial. Realizei o estudo do perfil profissional dos agentes sociais, para a caracterização desses e a seleção do convênio do município de Sete Lagoas para o estudo de caso. Utilizei a análise de conteúdo para apreender as informações captadas, o que permitiu identificar que as experiências dos agentes sociais pesquisados, vividas nas suas trajetórias, refletem nos seus modos de ser, estar e agir, favorecendo a construção e a reconstrução de seus saberes e da própria experiência de intervenção. Os agentes sociais reconhecem os saberes necessários para atuar no PELC e apontam que eles são adquiridos por meio da formação inicial ou continuada, de cursos livres ou a partir das práticas culturais que desenvolvem, nas formações do PELC e nas experiências profissionais. A formação cultural desses sujeitos se constitui por meio de atividades ligadas a diversas linguagens e manifestações culturais e em diversos contextos como no lazer, no trabalho e no âmbito familiar, sendo fontes de construção de saberes. Muitos desses saberes são demandados, aprimorados e mobilizados nas intervenções no PELC e outros são identificados como faltantes, e que precisam ser adquiridos, para uma atuação conectada com as diretrizes do PELC e com a realidade. Compreendi que a construção de saberes sobre o lazer dos agentes sociais é um processo constante e não linear, caracterizado pela interação social, acadêmica e do cotidiano, fundamentadas nas experiências adquiridas em suas histórias de vida e trajetória profissional. São saberes relacionados ao jogar, brincar, praticar esportes, formação, direito ao lazer, estratégias, metodologias, que devem estar contextualizados e considerar os sujeitos participantes. Portanto, são saberes que influenciam o modo como esses profissionais se relacionam com a sociedade, o trabalho, o lazer, ou seja, os modos de ver; de ser, estar e se relacionar com o mundo.
Abstract: The City Sports and Leisure Program (PELC) was created by the now extinct Ministry of Sports (ME), with the objective of democratizing access to practices and knowledge about sports and leisure. It develops its actions, through agreements with states, city halls and federal educational institutions and has the training system as its central axis. The purpose of the training was to qualify the execution, through the continuous training of the social agents involved, as they are protagonists in the elaboration and execution of the PELC actions. This way, the objective of the research was to describe and analyze the professional profile and the construction of knowledge about leisure for social agents of the PELC - Agreement of the municipality of Sete Lagoas / MG, considering the supports and influences of people, institutions and groups in the formation of these subjects, as well as understand how this knowledge is articulated in the context of the Program. I combined bibliographic and field study procedures, mobilizing them to understand the themes incorporated in the study problem. In the field, I used data collection techniques and in-person semi-structured interviews. I conducted the study of the professional profile of social agents, for the characterization of the subjects and the selection of the agreement of the municipality of Sete Lagoas for the case study. I used content analysis to apprehend the captured information, which allowed to identify that the experiences of the researched social agents, lived in their trajectories, reflect in their ways of being and acting, favoring the construction and reconstruction of their knowledge and the own intervention experience. Social agents recognize the knowledge necessary to work at PELC and point out that they are acquired through initial or continuing education, through free courses or from the cultural practices they develop, in PELC training and professional experiences. The cultural formation of these subjects is constituted through activities linked to different languages and cultural manifestations and in different contexts such as leisure, work and family, being sources of knowledge construction. Many of these knowledges are demanded, improved and mobilized in the interventions in the PELC and others are identified as missing, and that need to be acquired, for a performance connected with the PELC guidelines and with reality. I understood that the construction of knowledge about the leisure of social agents is a constant and non-linear process, characterized by social, academic and everyday interaction, based on the experiences acquired in their life stories and professional trajectory. They are knowledge related to playing, playing sports, training, the right to leisure, strategies, methodologies, which must be contextualized and consider the participating subjects. Therefore, it is knowledge that influences the way these professionals relate to society, work, leisure, that is, the ways of seeing; of being and relating to the world.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34472
Issue Date: 31-Aug-2020
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Maria_Aparecida_Normalizada2710.pdf3.05 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons