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dc.contributor.advisor1Luciano Magnoni Tocaiapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2993730142968894pt_BR
dc.creatorLucas Francisco Ferreira de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6990289314667017pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-10T20:34:05Z-
dc.date.available2020-12-10T20:34:05Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34497-
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo a aplicação de uma sequência didática para o gênero resenha crítica de filme, a fim de eliminar marcas orais presentes nos textos de alunos do 9o ano do Ensino Fundamental II, e aprimorar, a partir da utilização deste gênero, os seus conhecimentos sobre o uso de diferentes estratégias da argumentação. Assim, foi elaborado um modelo didático para o gênero resenha crítica de filme, com base em estratégias de textualização do discurso argumentativo, as quais foram trabalhadas na sequência didática. Em seguida, foram comparados os textos relativos à produção inicial e final dos alunos, verificando o desenvolvimento das capacidades de ação, capacidades discursivas e capacidades linguístico-discursivas, com base nos pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sóciodiscursivo (Bronckart, 2007), nos estudos sobre gêneros orais e escritos no ambiente escolar (Schneuwly e Dolz, 2004), e na análise do processo de aprendizagem e desenvolvimento a partir da noção de mediação (Vygotski, 1989). As ações executadas estão pautadas também nos estudos sobre a relação entre texto e argumentação (Fiorin, 2016; Koch, 2009; 2011); nos trabalhos sobre a elaboração de modelos didáticos de gênero para o desenvolvimento de uma sequência didática de gênero (de Pietro e Schneuwly, 2003; Machado e Cristovão, 2006; Messias, 2014), bem como nos estudos sobre os aspectos do gênero resenha crítica (Medeiros, 1999; Machado, 1996; Carvalho, 2010). O método utilizado para a análise do corpus foi o da análise qualitativa de textos, comparando-se a produção inicial dos alunos com a produção final. Esta pesquisa observou que o uso da sequência didática como estratégia de ensino proporcionou redução relativa quanto ao uso de marcas de oralidade pelos estudantes, pois, em algumas produções finais, os alunos não conseguiram eliminar essas marcas em seus textos. Por outro lado, esse método de ensino contribuiu de forma significativa para aprimorar a argumentação dos estudantes e o conhecimento deles sobre o gênero resenha crítica de filme, já que, nas produções finais, os estudantes atenderam à proposta, utilizaram recursos linguísticos relacionados ao gênero, e construíram a argumentação a partir de algumas das estratégias do discurso argumentativo ensinadas na SD. Este trabalho também contribui para a melhoria do ensino e da prática docente, pois comprova a importância da produção textual associada à leitura e reforça a ideia da priorização não só da leitura, mas também da escrita, nas avaliações governamentais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteracionismo social. Interacionismo sociodiscursivo. Sequência didática de gênero. Resenha crítica de filme. Marcas de oralidade. Argumentação.pt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherEstratégia textualpt_BR
dc.subject.otherEscrita – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherElaboração de resenha – Técnicapt_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino fundamental – Formaçãopt_BR
dc.titleA resenha crítica de filme no Ensino Fundamental II: o uso da sequência didática como estratégia de ensino e interaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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