Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34516
Type: Dissertação
Title: Temas atuais no ensino de biologia: abordando a astrobiologia no contexto da origem da vida.
Other Titles: Current topics in biology education: addressing the astrobiology in the context of the origin of life.
Authors: Magno Inácio dos Santos
First Advisor: Francisco Ângelo Coutinho
First Referee: Juliana Carvalho Tavares
Second Referee: Débora D'Ávila Reis
Third Referee: Fábio Augusto Rodrigues Silva
Abstract: Este trabalho aborda a utilização de duas sequências didáticas com o tema “Origem da vida” em uma turma de estudantes do primeiro ano do ensino médio ao longo de um semestre. O trabalho foi desenvolvido numa perspectiva CTS, envolvendo os estudantes no processo de pesquisa, em atividades que abordam questões sociocientíficas. As atividades visavam levar o estudante a questionar e discutir as hipóteses para o surgimento da vida à luz de uma nova temática, a Astrobiologia. Esta consiste no estudo da origem, evolução e distribuição da vida no universo. É uma área multidisciplinar e, portanto, utiliza os conhecimentos da biologia – se destacando a biologia molecular – e da geologia, da química, da física e da astronomia para investigar a possibilidade da existência de vida, em todas as suas formas, no passado e no presente, em outros planetas e outros sistemas solares. A estrutura aqui utilizada como sequência didática constitui-se de uma sucessão planejada de atividades progressivas e articuladas entre si, guiadas por um tema, um objetivo geral e uma produção ordenada. As duas sequências didáticas produzidas contemplaram diferentes estratégias e recursos didáticos como uso da literatura contemporânea, a exibição de vídeos, o trabalho em grupo e o debate/discussão, cuja intenção foi aprimorar o entendimento do que as ciências biológicas e seus saberes representam para sociedade humana, e se basearam na vida tal como a conhecemos e na sua possibilidade de ocorrência fora da Terra. A coleta de dados foi realizada por meio de observação participante e a metodologia empregada para análise dos resultados foi de cunho qualitativo, utilizando-se o recurso da figuração cognitiva, baseados na teoria Ator-Rede. Os resultados mostram, por meio dos relatos das atividades, as translações e associações que performaram a rede de conhecimentos identificada ao longo das duas sequências didáticas. Esses resultados sugerem que a aprendizagem não pode ser entendida como um processo linear, pois vai além da perspectiva no qual estudantes com diferentes visões de mundo tenham igual tempo para a apreensão dos conteúdos, sobretudo quando se trata de um tema com fortes enraizamentos culturais, como a vida em outros planetas.
Abstract: This paper discusses the use of two didactic sequences with the theme "Origin of life" in a class of first year high school students over a semester. The work was developed in a CTS perspective, involving students in the research process, in activities that address socio-scientific issues. The activities aimed to lead the student to question and discuss the hypotheses for the emergence of life in the light of a new theme, Astrobiology. This consists in the study of the origin, evolution and distribution of life in the universe. It is a multidisciplinary field and therefore uses the knowledge of biology - especially molecular biology - and geology, chemistry, physics and astronomy to investigate the possibility of life in all its forms in the past and at present, on other planets and other solar systems. The structure used here as a didactic sequence consists of a planned succession of progressive and articulated activities, guided by a theme, a general objective and an orderly production. The two didactic sequences produced contemplated different strategies and didactic resources such as the use of contemporary literature, the video exhibition, the group work and the discussion, whose intention was to improve the understanding of what the biological sciences and their knowledge represent for human society, and were based on life as we know it and its possibility of occurrence off Earth. Data collection was performed through participant observation and the methodology used to analyze the results was qualitative, using the cognitive figuration, based on the Actor-Network theory. The results show, through the activity reports, the translations and associations that formed the knowledge network identified along the two didactic sequences. These results suggest that learning cannot be understood as a linear process, as it goes beyond the perspective in which students with different worldviews have the same time to grasp content, especially when it comes to a theme with strong cultural roots, such as life on other planets.
Subject: Ensino - biologia
Origem da vida
Exobiologia
Pesquisa
Ciência, tecnologia e sociedade
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34516
Issue Date: 27-Jun-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS MAGNO - Dissertação (versão final atualizada com ata de defesa).pdfDissertação de mestrado de Magno Inácio dos Santos2.55 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons