Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34516
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Francisco Ângelo Coutinhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9327448059179976pt_BR
dc.contributor.referee1Juliana Carvalho Tavarespt_BR
dc.contributor.referee2Débora D'Ávila Reispt_BR
dc.contributor.referee3Fábio Augusto Rodrigues Silvapt_BR
dc.creatorMagno Inácio dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8846387893290856pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-16T12:47:54Z-
dc.date.available2020-12-16T12:47:54Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34516-
dc.description.abstractThis paper discusses the use of two didactic sequences with the theme "Origin of life" in a class of first year high school students over a semester. The work was developed in a CTS perspective, involving students in the research process, in activities that address socio-scientific issues. The activities aimed to lead the student to question and discuss the hypotheses for the emergence of life in the light of a new theme, Astrobiology. This consists in the study of the origin, evolution and distribution of life in the universe. It is a multidisciplinary field and therefore uses the knowledge of biology - especially molecular biology - and geology, chemistry, physics and astronomy to investigate the possibility of life in all its forms in the past and at present, on other planets and other solar systems. The structure used here as a didactic sequence consists of a planned succession of progressive and articulated activities, guided by a theme, a general objective and an orderly production. The two didactic sequences produced contemplated different strategies and didactic resources such as the use of contemporary literature, the video exhibition, the group work and the discussion, whose intention was to improve the understanding of what the biological sciences and their knowledge represent for human society, and were based on life as we know it and its possibility of occurrence off Earth. Data collection was performed through participant observation and the methodology used to analyze the results was qualitative, using the cognitive figuration, based on the Actor-Network theory. The results show, through the activity reports, the translations and associations that formed the knowledge network identified along the two didactic sequences. These results suggest that learning cannot be understood as a linear process, as it goes beyond the perspective in which students with different worldviews have the same time to grasp content, especially when it comes to a theme with strong cultural roots, such as life on other planets.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a utilização de duas sequências didáticas com o tema “Origem da vida” em uma turma de estudantes do primeiro ano do ensino médio ao longo de um semestre. O trabalho foi desenvolvido numa perspectiva CTS, envolvendo os estudantes no processo de pesquisa, em atividades que abordam questões sociocientíficas. As atividades visavam levar o estudante a questionar e discutir as hipóteses para o surgimento da vida à luz de uma nova temática, a Astrobiologia. Esta consiste no estudo da origem, evolução e distribuição da vida no universo. É uma área multidisciplinar e, portanto, utiliza os conhecimentos da biologia – se destacando a biologia molecular – e da geologia, da química, da física e da astronomia para investigar a possibilidade da existência de vida, em todas as suas formas, no passado e no presente, em outros planetas e outros sistemas solares. A estrutura aqui utilizada como sequência didática constitui-se de uma sucessão planejada de atividades progressivas e articuladas entre si, guiadas por um tema, um objetivo geral e uma produção ordenada. As duas sequências didáticas produzidas contemplaram diferentes estratégias e recursos didáticos como uso da literatura contemporânea, a exibição de vídeos, o trabalho em grupo e o debate/discussão, cuja intenção foi aprimorar o entendimento do que as ciências biológicas e seus saberes representam para sociedade humana, e se basearam na vida tal como a conhecemos e na sua possibilidade de ocorrência fora da Terra. A coleta de dados foi realizada por meio de observação participante e a metodologia empregada para análise dos resultados foi de cunho qualitativo, utilizando-se o recurso da figuração cognitiva, baseados na teoria Ator-Rede. Os resultados mostram, por meio dos relatos das atividades, as translações e associações que performaram a rede de conhecimentos identificada ao longo das duas sequências didáticas. Esses resultados sugerem que a aprendizagem não pode ser entendida como um processo linear, pois vai além da perspectiva no qual estudantes com diferentes visões de mundo tenham igual tempo para a apreensão dos conteúdos, sobretudo quando se trata de um tema com fortes enraizamentos culturais, como a vida em outros planetas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino-Biologiapt_BR
dc.subjectOrigem da vidapt_BR
dc.subjectExobiologiapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectCiência, Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.subject.otherEnsino - biologiapt_BR
dc.subject.otherOrigem da vidapt_BR
dc.subject.otherExobiologiapt_BR
dc.subject.otherPesquisapt_BR
dc.subject.otherCiência, tecnologia e sociedadept_BR
dc.titleTemas atuais no ensino de biologia: abordando a astrobiologia no contexto da origem da vida.pt_BR
dc.title.alternativeCurrent topics in biology education: addressing the astrobiology in the context of the origin of life.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-4157-1742pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS MAGNO - Dissertação (versão final atualizada com ata de defesa).pdfDissertação de mestrado de Magno Inácio dos Santos2.55 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons