Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34549
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Edite Maria Oliveira da Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707581316608650pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Modesto Flávio Chagas Fonsecapt_BR
dc.contributor.referee1Rogério Budaszpt_BR
dc.contributor.referee2Paulo Augusto Castagnapt_BR
dc.creatorRodrigo Pardini Corrêapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4207634388591998pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-18T12:28:33Z-
dc.date.available2020-12-18T12:28:33Z-
dc.date.issued2020-11-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34549-
dc.description.abstractThe aim for understanding the musical past of the village of São João del-Rei in the first half of the seven hundred is still imprecise, despite the various references to this practice. The studies carried out analyzed little evidence in detriment of a wide range of contexts that were not contemplated. Through a documentary survey related to public power and the local religious sphere, in counterpoint with a bibliographical review on the resulting production from the 20th century onwards, this research aims to deepen and contribute to a construction of a musicological narrative of the musical activity in a interval between the formation of the village (1713) and the funeral service of Dom João V (1750). In this context, a revisit was made to the documentary sources, which led to going beyond the conventional geographic, temporal and knowledge area delimitations, for a better understanding of the social dynamics that music was promoting in that past. The results of this investigation suggest the need to reaffirm research based on primary sources, compiling various aspects of musical contexts not covered in studies carried out until then. In short, Ao som de caixas, coros, cravos e rabecões, a title inspired by references to musical instruments in the investigated sources, this research highlights the relationship between local musicians, the social transits between these individuals and the various trajectories taken by them, the festivities promoted by the Senado da Câmara de São João del-Rei, in addition to the relationships between religious associations of lay people and the spaces of musical practice in the locality.pt_BR
dc.description.resumoA busca por compreender o passado musical da vila mineira de São João del-Rei na primeira metade do setecentos é ainda imprecisa, apesar das várias referências sobre essa prática. Os estudos realizados analisaram poucos indícios em detrimento de uma ampla gama de contextos que não foram contemplados. Através de um levantamento documental relacionado ao poder público e a esfera religiosa local, em contraponto com uma revisão bibliográfica sobre a produção resultante a partir do século XX, esta pesquisa tem por objetivo aprofundar e contribuir para uma construção da narrativa musicológica da atividade musical num recorte temporal compreendido entre a formação da vila (1713) e as exéquias fúnebres de Dom João V (1750). Neste contexto, realizou-se uma revisita as fontes documentais, que levou a ultrapassar as convencionais delimitações geográficas, temporais e de áreas do conhecimento, para uma melhor compreensão das dinâmicas sociais que a música promovia nesse passado. Os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de reafirmar investigações fundamentadas em fontes primárias, compilando vários aspectos dos contextos musicais não abarcados em estudos até então realizados. Em suma, Ao som de caixas, cravos, coros e rabecões, título inspirado pelas referências aos instrumentos musicais nas fontes investigadas, esta pesquisa evidencia a relação entre os músicos locais, os trânsitos sociais entre esses indivíduos e as diversas trajetórias tomadas pelos mesmos, as festividades promovidas pelo Senado da Câmara de São João del-Rei, além das relações entre as associações religiosas de leigos e os espaços de prática musical na localidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectMúsica são-joanensept_BR
dc.subjectPráticas musicais mineiraspt_BR
dc.subjectMúsica e Senado da Câmarapt_BR
dc.subjectMúsica e associações religiosaspt_BR
dc.subject.otherMusicologiapt_BR
dc.subject.otherMúsica e história - Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherMúsica - São João Del Rei (MG) - Séc. XVIIIpt_BR
dc.titleAo som de caixas, cravos, coros e rabecões: a atividade musical nos registros de São João del-Rei (1713-1750)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9259-8828pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Rodrigo Pardini Corrêa.pdfDissertação - Rodrigo Pardini Corrêa11.66 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons