Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34550
Type: Tese
Title: Preservação digital em Instituições de Ensino Superior: instrumentos para a oficialização e operacionalização da preservação de documentos arquivísticos digitais
Other Titles: Digital preservation in Higher Education Institutions: instruments for the officialization and operationalization of the preservation of digital archival documents
Authors: Luciana Gonçalves Silva Souza
First Advisor: Elisângela Cristina Aganette
First Referee: Ricardo Rodrigues Barbosa
Second Referee: José Carlos Abbud Grácio
Third Referee: Adalson de Oliveira Nascimento
metadata.dc.contributor.referee4: Fabrício Ziviani
metadata.dc.contributor.referee5: Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Abstract: Uma instituição que opta por iniciar a geração de documentos arquivísticos digitais precisa estar ciente de que a gestão e a preservação devem ser realizadas antes mesmo da produção dos conteúdos. A manutenção da autenticidade, da confiabilidade e do acesso por longo prazo aos documentos arquivísticos digitais produzidos só se torna possível a partir da oficialização do compromisso da instituição com a prática da preservação digital, por meio da adoção de procedimentos adequados e de investimentos contínuos. Instrumentos como políticas e planos de preservação digital possibilitam a oficialização e a operacionalização das ações em preservação digital, definindo aspectos como os objetivos institucionais, as responsabilidades dos diversos agentes organizacionais, as normativas e as práticas adotadas. Apesar da importância desses instrumentos, algumas instituições que já produzem documentos arquivísticos digitais ainda não iniciaram a sua elaboração. A presente pesquisa busca enfatizar a importância de se refletir acerca da preservação dos documentos arquivísticos digitais produzidos e de concretizar as ações por meio desses dois instrumentos de oficialização e operacionalização da preservação digital. Assim, objetiva propor referências para o desenvolvimento de políticas e planos de preservação de documentos arquivísticos digitais em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa em três etapas, que identificou, na primeira etapa, as IES brasileiras que possuem uma política de preservação digital, por meio de um levantamento realizado a partir da aplicação de questionários com as IES vinculadas ao poder público estadual e federal. O segundo momento consistiu na identificação e descrição dos procedimentos necessários ao desenvolvimento e estruturação de uma política e um plano de preservação digital, realizadas por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada com IES que possuem políticas de preservação digital publicadas, da realização de uma pesquisa com documentos orientadores da construção e desenvolvimento de políticas e planos de preservação; bem como de uma pesquisa bibliográfica, composta a partir de revisão sistemática da literatura pertinente. A etapa final consistiu na criação do produto final desta tese: uma proposta de procedimentos para a operacionalização de ações de preservação dos documentos arquivísticos digitais utilizando como elementos de oficialização a política e o plano de preservação digital. Quanto ao contexto de preservação de documentos arquivísticos digitais nas IES brasileiras, os resultados apontaram duas condições: a) um reduzido número de IES que já publicaram suas políticas de preservação digital; b) nenhuma IES pesquisada possuía um plano de preservação digital publicado. Assim, os procedimentos desenvolvidos nas etapas 2 e 3 desta tese visaram amparar as IES brasileiras no processo de desenvolvimento da política e do plano de preservação de documentos digitais, considerando que tratam-se de elementos essenciais ao desenvolvimento adequado de uma prática de preservação digital. Considera-se que a pesquisa apresentou subsídios para a adequada realização da preservação ao integrar conteúdos teóricos e práticos relativos ao universo da preservação de documentos digitais.
Abstract: An institution that chooses to start generating digital archival documents must be aware that its management and preservation should take place before content is produced. Maintaining authenticity, reliability and long-term access to the digital archival documents produced is only possible when commitment to the practices of digital preservation is made official by the institution (institutionalized), through adoption of adequate procedures and ongoing investments. Instruments such as policies and plans for digital preservation enable institutionalization and implementation of actions in digital preservation, defining aspects such as institutional goals, the responsibilities of varied organizational agents, standards and practices. Despite the importance of these instruments, some institutions that already produce digital archival documents have not yet initiated their formulation. The present research seeks to stress the importance of reflecting upon the preservation of the digital archival documents produced and of fulfilling actions through the two instruments of institutionalization and operationalization of digital preservation. Thus, its aim is to propone references for the development of policies and plans for digital archival documents for Higher Education Institutions (HEI) in Brazil. To this end, a three-stage qualitative research was conducted. The first stage identified Brazilian HEIs that have a digital preservation policy, through a survey carried out by applying questionnaires to HEIs linked to state and federal entities. The second stage consisted in the identification and description of procedures necessary for the development and structuring of digital preservation policies and plans, which was accomplished through a semi-structured interview with HEIs possessing published digital preservation plans, a documentary research with guiding documents for the making and development of preservation policies and plans, as well as a bibliographic research composed from systematic review of the relevant literature. The final stage consisted in creating the final product of this thesis: a procedure proposition for implementing actions in the preservation of digital archival documents, using the digital preservation policy and plan as a means of institutionalization. As for the actuality of preservation of digital archival documents in Brazilian HEIs, results point in two directions: a) a small number of HEIs have published their digital preservation policies; b) none of the HEIs researched for this thesis had a published digital preservation plan. Therefore, the procedures developed in stages two and three of this thesis aimed to support Brazilian HEIs in the process of developing plan and policy of preservation of digital documents, considering these are essential elements for the adequate development of a digital preservation practice. It is considered that the research has presented subsidies for a preservation adequately fulfilled, in the sense that it integrates theoretical and practical content regarding digital documents preservation.
Subject: Ciência da informação
Documentos arquivísticos - Digitalização
Preservação pela digitalização
Documentos eletrônicos - Preservação
Gestão de documentos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34550
Issue Date: 26-Nov-2020
metadata.dc.description.embargo: 26-Nov-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Luciana_Goncalves_Silva_Souza.pdf4.87 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons