Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34561
Type: Dissertação
Title: Crença, motivação e autonomia em relatos de experiência docente no ensino de inglês para alunos campesinos da EJA
Authors: Crislaine Junqueira Aguiar Silva
First Advisor: Ana Cristina Fricke Matte
First Referee: Adelma Lúcia de Oliveira Silva Araújo
Second Referee: Geraldo José Rodrigues Liska
Abstract: Nesta pesquisa averiguamos como os professores de Inglês percebem que o processo de Ensino e Aprendizagem pode promover letramento crítico entre adultos e jovens campesinos e suburbanos, frente ao processo de globalização e expansão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Tendo em vista a responsabilidade social desta pesquisa, conforme Celani e Costa, a geração dos dados que compuseram o corpus deste estudo se deu mediante o oferecimento do curso de formação continuada para professores “EJA-Livre: Tecnologias digitais para o ensino de línguas na Educação de Jovens e Adultos”, organizado em seis módulos, contemplando estudos introdutórios sobre Recursos Educacionais Abertos (REAs), Educação a Distância, Curso Online Aberto e Massivo (MOOC), Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e Gamificação, dentro da perspectiva das ciências abertas e filosofia livre. Todo o curso teve como tema inter modular a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as premissas da Educação do Campo, e esteve pautado na metodologia freiriana, promovendo momentos de escuta aos professores participantes por meio de Relatos de Experiência Docente (RED) e proporcionando uma (auto)reflexão sobre práticas pedagógicas no ensino de Inglês. Foram analisados três dos RED gerados, pelo olhar da Linguística Aplicada (Leffa, Moita Lopes, Mattos, entre outros), no que se refere aos aspectos cognitivos das emoções e valores envolvidos no processo de Ensino e Aprendizagem, com foco nos fenômenos: crença, motivação e autonomia (Barcelos, Lima, Sousa e Lourenço e Paiva), e, sob a luz da Semiótica Discursiva (Fiorin, Barros, Lara, Matte), buscamos compreender de que maneiras o Inglês é ensinado como LE ao jovem e ao adulto suburbano ou campesino do Alto Sertão da Bahia e como o ensino dessa língua, que ocupa hoje o lugar de objeto valor compartilhado pela sociedade globalizada, pode contribuir para o letramento crítico e para o exercício da cidadania frente ao processo de globalização e de desenvolvimento e expansão das TDICs. As análises mostram que a docência não é uma atividade neutra, é resultado da intereção entre contexto e emoções dos sujeitos que a praticam. O ensino de Inglês como LE na EJA em contextos rurais e suburbanos pode ser um caminho para o letramento crítico e digital aos campesinos e suburbanos, pois a Língua Inglesa se posiciona como língua de acesso aos saberes e à comunicação intermundial do mundo globalizado. No entanto, isso depende de o projeto educacional ser assistido financeira, pedagógica e politicamente de forma satisfatória, de modo que os valores institucionalizados pelas leis que regem a Educação Básica Brasileira e idealizados pela sociedade que anseia que a escola exerça seu papel de formadora, se torne realidade. Também constatamos que as crenças dos professores e alunos, geradas a parir desse contexto, regem a motivação e os níveis de autonomia influenciando fortemente no processo de Ensino e Aprendizagem.
Abstract: In this research we investigate how English teachers understand that the teaching-learning process can promote the literacy critically among adults and young peasants and suburban, in the face of the process of globalization and expansion of Digital Information and Communication Technologies (DICT). In view of the social responsibility of this research, according to Celani and Costa, the generation of the corpus this study happened in the continuing education course for teachers, “EJA-Livre: Tecnologias digitais para o ensino de línguas na Educação de Jovens e Adultos”, organized into six modules, including introductory studies on Open Educational Resources (OER), Distance Learning, Massive Open Online Course (MOOC), Digital Information and Communication Technologies (DICT) and Gamification, within the perspective open sciences and free philosophy. The course had as an inter-modular theme the Brazilian National Common Curricular Base and the maxim of Rural Education, and was guided by Freire's methodology, promoting moments of listening to participating teachers through Report of Teacher Experience (RTE) and providing a (self) reflection on pedagogical practices in teaching English. Three of the RTE generated were analyzed, through outlook of Applied Linguistics (Leffa, Moita Lopes, Mattos, among others), with regard to the cognitive aspects of emotions and values involved in the teaching-learning process, focusing on the phenomena: belief, motivation and autonomy (Barcelos, Lima, Sousa and Lourenço and Paiva), and, from the French Semiotics (Fiorin, Barros, Lara, Matte), we search to understand the ways in which English is taught as Foreign Language (FL) to adults and young peasants and suburban in the Alto Sertão da Bahia and how the teaching of that language, which today occupies the place of object value shared by globalized society, can contribute to critical literacy and the exercise of citizenship in the face of the process of globalization and the development and expansion of DICT. The analyzes show that teaching is not a neutral activity, it is the result of the interplay between context and emotions of the subjects who practice it. The teaching of English as FL in Youth and Adult Education in rural and suburban contexts can be a pathway to critical and digital literacy for peasants and suburban people, once the English language positions itself as a language of access to knowledge and inter-world communication in the globalized world. However, this depends on the educational project being financially, pedagogically and politically assisted in a satisfactory manner, so that the values institutionalized by the laws that govern Brazilian Basic Education and idealized by society that yearns for the school to exercise its role as a qualifier, become reality. We also found that the Teachers’ beliefs and students, generated from this context, govern motivation and levels of autonomy, strongly influencing the teaching-learning process.
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino
Língua inglesa – Ensino auxiliado por computador
Professores de inglês – Formação
Língua inglesa – Falantes estrangeiros
Letramento
Educação de jovens e adultos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34561
Issue Date: 11-Nov-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Crislaine J A Silva 2020.2 vs Final.pdfDissertação Crislaine J A Silva2.73 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons