Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34562
Tipo: Dissertação
Título: Multiletramentos no ensino de língua portuguesa na educação básica: uma proposta de produção de fotorreportagens no entorno da escola municipal professora Alcida Torres
Autor(es): Gisella Nogueira de Souza
Primeiro Orientador: Francis Arthuso Paiva
Primeiro membro da banca : Leiva de Figueiredo Viana Leal
Segundo membro da banca: Leina Cláudia Viana Jucá
Resumo: Trata-se de um Projeto Didático do Gênero (PDG), associado às Fotorreportagens (FRs), baseado em Guimarães e Kersch (2014), que pode ser definido como um conjunto de atividades organizadas em um dado espaço de tempo. Ele se deu a partir de demandas e de temáticas, trazidas por alunos da 7ª série da Escola Municipal Professora Alcida Torres e por moradores da região do Taquaril, e teve a preocupação de relacionar a proposta a uma prática social e de fazer circular o gênero com o qual se trabalhou para além dos limites da sala de aula. Tal PDG foi construído em seis oficinas que culminaram na produção de FRs. A motivação inicial do projeto era a apropriação do uso desse gênero com o fim de estimular a linguagem do aluno, em uma perspectiva multimodal. O que se percebeu, então, durante as oficinas, foi a aquisição de habilidades que permitiram a intervenção do aluno em sua comunidade, de forma mais responsiva, em relação à sua realidade sociocultural. A abordagem se apoia na proposta de Multiletramentos, termo explorado pelo Grupo de Nova Londres, mas também na concepção de Rojo (2013), pela qual diversas linguagens são integradas semioticamente, ou seja, pela língua oral, escrita, imagética, pelas modalidades visual e digital, sendo todas elas dispostas como recursos de composição de signos. Assim, para além de construir conhecimentos e de desenvolver as habilidades e capacidades descritas na BNCC- Base Nacional Comum Curricular- relacionada à oralidade, leitura e produção de textos que circulam no campo Jornalístico e Midiático, propiciamos experiências que permitiram despertar nesses jovens adolescentes a sensibilidade e a curiosidade pelos fatos que acontecem na própria comunidade e que afetam a vida de todas as pessoas. O desenvolvimento das oficinas culminou na publicação de 40 imagens fotográficas no CRAS- Centro de referência e Assistência Social- espaço localizado no bairro Taquaril, a partir das quais os alunos apresentaram diversas habilidades desenvolvidas na produção das fotorreportagens. Durante o percurso desse projeto, ficaram então evidenciados: a prática de escuta, a leitura tanto da linguagem verbal como da visual, a produção de textos pertencentes a gêneros da esfera jornalística, o desenvolvimento da autonomia do olhar e do pensamento crítico em relação a interesses comuns da comunidade e posicionamentos diversos acerca de sua realidade sociocultural nas legendas das imagens fotográficas. Nesse trajeto, as imagens apresentam a realidade de quem vive no bairro Taquaril, contudo, também representam uma composição histórica de valores e de questões sociais que carecem de valorização, análise e, sobretudo, de mudanças e de melhorias. Assim, esse trabalho se apresenta como um panorama de reflexões do olhar do estudante, protagonista e membro da sua comunidade, em um processo contínuo de interação e de desenvolvimento das habilidades multimidiáticas.
Abstract: This is a Gender Didactic Project (PDG) associated with photoreports based on Guimarães and Kersch (2014) that can be defined as a set of activities organized in a given time frame. It was based on demands and themes brought by students of the 7th grade of the Municipal School Professor Alcida Torres and residents of the Taquaril region with the concern of relating the proposal to a social practice and of circulating the genre with which we worked beyond the boundaries of the classroom. This PDG was built in six workshops that culminated in the production of FRs - Photoreports. The initial motivation of this project was the appropriation of the use of this genre in order to stimulate the student's language, in a multimodal perspective. What was perceived during the workshops was the acquisition of skills that allowed the student to intervene in his community, in a more responsive way to his socio-cultural reality. The approach is based on the Multiliteracy proposal, a term explored by the New London Group, but also on the conception of Rojo (2013) by which several languages are semiotically integrated, that is, by the oral, written, imagery, visual and digital modalities all they are arranged as sign composition resources. Thus, in addition to building knowledge and developing skills involved in listening, reading and producing texts that circulate in the journalistic field, we provide experiences that allowed these young teenagers to awaken the sensitivity and curiosity about the events that happen in the community and that affect life of all people. The expected results were achieved with the publication of 40 photographic images in the CRAS - Reference and Social Assistance Center - a space located in the Taquaril neighborhood, in which the students showed several skills developed in the production of photoreports. During this project, the following became evident: the practice of listening, reading verbal and visual language, producing texts belonging to genres in the journalistic sphere, the development of autonomy in looking and analytical thinking in relation to common community interests, positions diverse about their sociocultural reality in the captions of the photographic images. Along the way, the images present the reality of those who live in Taquaril, however, they also represent a historical composition of values and social issues that need to be valued, analyzed and, above all, changed and improved. Thus, this work presents itself as a panorama of reflections from the student's gaze towards his community, in a continuous process of interaction and development of multimedia skills.
Assunto: Letramento
Produção de texto
Gêneros textuais
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34562
Data do documento: 17-Jul-2020
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Gisella_Repositório.pdf9.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.