Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34573
Tipo: Monografia (especialização)
Título: A arte de rua e o combate ao racismo: ensino de grafite com estêncil como método de valorização das religiões de matriz africana
Autor(es): Rosilene Maria Vieira
Primeiro Orientador: Ícaro Moreno Ramos
Primeiro membro da banca : Gabriela Lopes Drumond de Sá
Resumo: O presente trabalho consiste em procurar alternativas para o enfrentamento do racismo através do ensino/aprendizagem da arte do grafite com estêncil relacionado às religiões de matriz africana. Para isto, tornou-se necessário partir das raízes do racismo religioso dentro da perspectiva da colonização brasileira, perpassando os séculos até chegar aos dias atuais, nos quais ocorre uma onda crescente de intolerância religiosa. Em paralelo, pesquisamos a arte de rua (grafite e pichação) através de reportagens jornalísticas e trabalhos acadêmicos, buscando sua origem e sua história. Além disso, buscamos mostrar a técnica do estêncil como uma ferramenta educacional, suas diferenças e convergências como símbolo de manifestação e resistência de povos marginalizados. Mais adiante, a partir da legislação brasileira, buscamos mostrar as mudanças obrigatórias ocorridas nos currículos escolares, decisão que visa a equidade em direitos de todos os povos. Pesquisamos também símbolos e ferramentas dos orixás, presentes em religiões como o candomblé e a umbanda, e as dificuldades de trabalharmos estas temáticas dentro das escolas. Para ilustrar a possibilidade de trabalhar efetivamente o ensino/aprendizagem do grafite com estêncil, demonstramos práticas educacionais, com resultados positivos, aplicadas para estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Abstract: The present study consists of looking for alternatives to face racism through teaching / learning the art of graffiti with stencil related to religions of African origin. For this, it became necessary to start from the roots of religious racism within the perspective of Brazilian colonization, going through the centuries to the present day, where there is a growing wave of religious intolerance. In parallel, we researched street art (graffitii) through journalistic reports and academic works, looking for its origin and its history. In addition, we seek to show the stencil technique as an educational tool, its differences and convergences as a symbol of manifestation and resistance of marginalized peoples. Further on, based on Brazilian legislation, we seek to show the mandatory changes that have occurred in school curricula, a decision that aims at equity in the rights of all peoples. We also researched symbols and tools of the Orixás, present in religions such as Candomblé and Umbanda, and the difficulties of working on these themes within schools. To illustrate the possibility of effectively working the teaching / learning of graffiti with stencil, we demonstrate educational practices, with positive results, applied to students of EJA (Youth and Adult Education).
Assunto: Arte - Estudo e ensino
Arte de rua
Grafite
Racismo
Igreja e relações raciais
Cultos afro-brasileiros
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34573
Data do documento: 7-Mar-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

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