Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34574
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dc.contributor.advisor1Camila Rodrigues Moreira Cruzpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4577965193482567pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigo Borges Coelhopt_BR
dc.creatorRayane Vilela Lara Sabinopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7530421515577507pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-28T18:28:48Z-
dc.date.available2020-12-28T18:28:48Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34574-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the impact of school experiences on drawings of second-year elementary students in a state school. Observation has shown that, over time, when children start to attend school, they lose their enchantment and desire to draw, which is replaced by a reluctance to draw. Consequently, one must identify the teacher‟s role in the teaching / learning dynamics of visual arts in this process. The conducted studies indicate that drawing is “conversation”, communication, feelings expression, an endless subjective and plural dialogue. Drawing is learning, interpretation, and interaction with the world that we live in. In contemporary education, what matters in drawing is the development of possibilities for children to build their own creative language. This research aims to understand the reasons that lead to the disappearance of the desire for drawing and art in children after the beginning of schooling.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objetivo a análise do impacto das experiências escolares no desenho de estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental I de uma escola estadual. O que foi observado, ao longo de algum tempo é que ao entrar na escola, o encantamento e o desejo pelo desenho vão desaparecendo na criança, dando espaço a uma reluta em desenhar. Logo, espera-se identificar o papel do professor no processo de ensino/aprendizagem de artes visuais. Os estudos realizados apontam que desenhar é “conversa”, comunicação, expressão de sentimentos, um diálogo incessante subjetivo e plural. Desenhar é aprendizado, interpretação e interação com o mundo em que se vive. Na educação contemporânea, o que importa no desenho é o desenvolvimento das possibilidades de construção de uma linguagem própria e criativa por parte da criança. Esta pesquisa propõe-se a compreender os motivos que levam ao desaparecimento do desejo pelo desenho e pela arte na criança após o início da escolarização.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherDesenhopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.titleO desenho da criança: experiências no 2º ano do Ensino Fundamental Ipt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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