Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34577
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cláudia Regina dos Anjospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3029761495972406pt_BR
dc.contributor.referee1Lucia Gouvêa Pimentelpt_BR
dc.creatorRegilaine Luzia da Rocha Bettipt_BR
dc.date.accessioned2020-12-28T19:13:38Z-
dc.date.available2020-12-28T19:13:38Z-
dc.date.issued2020-03-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34577-
dc.description.abstractThis work is aimed at the contribution of Visual Arts in Early Childhood Education, being a study that exposes conceptions and reports of aesthetic practices and experiences of teaching / learning in Early Childhood Education. It is a theoretical approach with aesthetic experiences for the development of children's experiences aiming at the relationship between Art and the teaching / learning process. The interest is in the development of children aged 3 and 4 years with the teaching / learning of Visual Arts. I realized that the work of Art needs to be developed with the children in order to awaken the creative capacity that exists in each one, seeking to expand the knowledge and sensitivity of the child, making him a creative and dynamic person inserted in the context of the society in which he lives. I highlight the importance of the teacher's role in Early Childhood Education and knowledge in Visual Arts, to whet curiosity, imagination and the desire to seek the new in the creative processes. I seek to present Art as a construction of knowledge through a reflection on pedagogical practices in Visual Arts.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se dirige contribuição das Artes Visuais na Educação Infantil, sendo um estudo que expõe concepções e relatos de práticas e experiências estéticas do ensino/aprendizagem na Educação Infantil. Trata-se de uma abordagem teórica com experiências estéticas para o desenvolvimento de vivências da criança visando à relação da Arte com o processo de ensino/aprendizado. O interesse é no desenvolvimento das crianças de 3 e 4 anos com o ensino/aprendizagem de Artes Visuais. Constatei que o trabalho de Arte precisa ser desenvolvido com as crianças de forma a despertar a capacidade criadora que existe em cada uma, buscando ampliar o conhecimento e sensibilidade da criança tornando-a pessoa criativa e dinâmica inserida no contexto da sociedade em que vive. Destaco a importância do papel do professor na Educação Infantil e no conhecimento em Artes Visuais, para aguçar a curiosidade, a imaginação e a vontade de buscar o novo nos processos de criação. Busco apresentar a Arte como construção de conhecimento por meio de uma reflexão sobre as práticas pedagógicas em Artes Visuais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherCriatividadept_BR
dc.titleA contribuição da arte na educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A contribuição da arte na educação infantil.pdf351.25 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons