Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34578
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Geraldo Freire Loyola | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6419982866847172 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maurício Silva Gino | pt_BR |
dc.creator | Cristina de Lima Cardoso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-28T23:40:24Z | - |
dc.date.available | 2020-12-28T23:40:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34578 | - |
dc.description.abstract | This work approaches photography as an expression in order to discover the possibilities that a photographic image provides for the construction of the gaze. It shows the photograph as an important and significant object of study and possible developments within the classroom. The photographic series Dandara, exhibited by the artist Cyro Almeida in 2014, at the Palácio das Artes, in Belo Horizonte (Minas Gerais), is approached as a poetic and questioning source and, such as other works cited throughout this study, was chosen because it stimulates the aesthetic and critical-reflective thinking, contributing to teaching-learning between teacher and student. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a fotografia como expressão com o intuito de descobrir as possibilidades que a imagem fotográfica proporciona para a construção do olhar. Mostra a fotografia como importante e significativo objeto de estudo e possíveis desdobramentos dentro da sala de aula. A série fotográfica Dandara, exposta pelo artista Cyro Almeida em 2014, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (Minas Gerais), é abordada como fonte poética e questionadora e, assim como outras obras citadas ao longo deste trabalho, foi escolhida por estimular o pensamento estético e crítico-reflexivo, contribuindo para o ensino-aprendizagem entre professor e aluno. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | Olhar | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Fotografia | pt_BR |
dc.subject.other | Percepção visual | pt_BR |
dc.title | A fotografia como expressão: possibilidades para a construção do olhar | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia_AFotografiaComoExpressão-PossibilidadesParaAConstruçãoDoOlhar.pdf | 3.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.