Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34592
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O ensino de artes visuais para pessoas com deficiência intelectual, utilizando como recurso a reciclagem de papel e a reutilização de materiais
Autor(es): Cecília Ramos de Camargo
primer Tutor: João Augusto Cristeli de Oliveira
primer miembro del tribunal : Artur Luiz de Souza Maciel
Resumen: A monografia é um relato de experiência, mostrando a importância do Ensino de Artes Visuais para pessoas com deficiência intelectual, utilizando como recurso didático a reciclagem de papel e a reutilização de materiais. O relato de experiência foi produzido a partir das aulas e atividades de artes no serviço de Centro Dia da APAE de Divinópolis, com pessoas de 18 a 59 anos. A junção da teoria com a prática possibilitou compreender melhor a importância do contato da pessoa com deficiência intelectual com a Arte, a partir da reciclagem de papel e reutilização de materiais. Ao ressignificar materiais que antes seriam descartados e dar um novo sentido ao objeto foi possível trabalhar a capacidade de socializar assim como criar métodos e atividades que desenvolvam a criatividade, o senso crítico, a autonomia, a sensibilidade e a cognição. Através da pesquisa bibliográfica e das observações obtidas em sala no serviço de Centro Dia, conseguiu-se concluir que as artes visuais ajudaram a desenvolver: engajamento social, interação, socialização e também a capacidade criativa, senso crítico, autoestima, e a autonomia em pessoas com deficiência intelectual. Dessa forma concluiu-se que a arte transforma, e contribui para o desenvolvimento humano. Conclui-se também que a reciclagem de papel e a reutilização de materiais é uma grande alternativa para o trabalho em Arte com pessoas com deficiência intelectual, tanto no sentido de desenvolvimento humano, quanto no financeiro e ético.
Abstract: Monograph is an experience report, showing the importance of Visual Arts Teaching for people with intellectual disabilities, using as a didactic resource the recycling of paper and the reuse of materials. The experience report was produced from classes and arts activities in the Service of Centro Dia da APAE de Divinópolis, with people aged 18 to 59 years. The combination of theory with practice made it possible to better understand the importance of the contact of people with intellectual disabilities with Art, based on paper recycling and reuse of materials. By resmeansing materials that would previously be discarded and give a new meaning to the object it was possible to work on the ability to socialize as well as create methods and activities that develop creativity, critical sense, autonomy, sensitivity and Cognition. Through bibliographic research and observations obtained in the room in the Center Day service, it was concluded that the visual arts helped develop: social engagement, interaction, socialization and also creative capacity, critical sense, self-esteem, and autonomy in people with intellectual disabilities. Thus it was concluded that art transforms, and contributes to human development. It is also concluded that paper recycling and material reuse is a great alternative to work in Art with people with intellectual disabilities, both in the sense of human development, as well as in financial and ethical.
Asunto: Arte - Estudo e ensino
Resíduos de papel - Reaproveitamento
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Incapacidade intelectual
Deficientes mentais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34592
Fecha del documento: 29-feb-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



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