Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34595
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Filipe Freitas Chaves | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2168887245147922 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ícaro Moreno Ramos | pt_BR |
dc.creator | Cléria Helena Pereira Felicio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-30T00:28:54Z | - |
dc.date.available | 2020-12-30T00:28:54Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34595 | - |
dc.description.abstract | This text aims to present reflections on the importance of (auto) biography in the training of Art teachers. Initially, a brief history of the formation of the Art teacher is presented, from 1971, the year of the regulation of the discipline of Art. Then, the concept and the path of (auto) biographical research are approached, soon after, I present my biographical narrative and experiences of teachers who use the (auto) biographical approach in Art teacher training programs. Through research, it was possible to identify that the (auto) biographical approach is an important tool in the training process, as it contributes to self-knowledge and reflexivity. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre a importância da (auto)biografia na formação do professor de Arte. Apresenta-se, inicialmente, um breve histórico da formação do professor de Arte, a partir de 1971, ano da regulamentação da disciplina de Arte. Em seguida, abordam-se o conceito e o percurso da pesquisa (auto)biográfica, logo após, apresento minha narrativa biográfica e experiências de professores que utilizam a abordagem (auto)biográfica em programas de formação de professores de Arte. Através da pesquisa, foi possível identificar que a abordagem (auto)biográfica é uma importante ferramenta no processo de formação, pois contribui para o autoconhecimento e a reflexividade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Professor de arte | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | (Auto)biografia | pt_BR |
dc.subject.other | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de arte | pt_BR |
dc.subject.other | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | A formação do professor de arte: reflexões sobre a importância da (auto)biografia | pt_BR |
dc.title.alternative | Art teacher training: reflections on the importance of (auto) biography | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Cléria Felício .pdf | A formação do professor de arte: reflexões sobre a importância da (auto)biografia | 623.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.