Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34595
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Filipe Freitas Chavespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2168887245147922pt_BR
dc.contributor.referee1Ícaro Moreno Ramospt_BR
dc.creatorCléria Helena Pereira Feliciopt_BR
dc.date.accessioned2020-12-30T00:28:54Z-
dc.date.available2020-12-30T00:28:54Z-
dc.date.issued2020-03-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34595-
dc.description.abstractThis text aims to present reflections on the importance of (auto) biography in the training of Art teachers. Initially, a brief history of the formation of the Art teacher is presented, from 1971, the year of the regulation of the discipline of Art. Then, the concept and the path of (auto) biographical research are approached, soon after, I present my biographical narrative and experiences of teachers who use the (auto) biographical approach in Art teacher training programs. Through research, it was possible to identify that the (auto) biographical approach is an important tool in the training process, as it contributes to self-knowledge and reflexivity.pt_BR
dc.description.resumoO presente texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre a importância da (auto)biografia na formação do professor de Arte. Apresenta-se, inicialmente, um breve histórico da formação do professor de Arte, a partir de 1971, ano da regulamentação da disciplina de Arte. Em seguida, abordam-se o conceito e o percurso da pesquisa (auto)biográfica, logo após, apresento minha narrativa biográfica e experiências de professores que utilizam a abordagem (auto)biográfica em programas de formação de professores de Arte. Através da pesquisa, foi possível identificar que a abordagem (auto)biográfica é uma importante ferramenta no processo de formação, pois contribui para o autoconhecimento e a reflexividade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessor de artept_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subject(Auto)biografiapt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores de artept_BR
dc.subject.otherAutobiografiapt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleA formação do professor de arte: reflexões sobre a importância da (auto)biografiapt_BR
dc.title.alternativeArt teacher training: reflections on the importance of (auto) biographypt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Cléria Felício .pdfA formação do professor de arte: reflexões sobre a importância da (auto)biografia623.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.