Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34596
Type: Monografia (especialização)
Title: A paisagem sonora: uma proposta pedagógica de ensino de artes visuais para turmas do ensino fundamental II
Other Titles: The sound landscape: a pedagogical proposal for teaching visual arts for elementary school classes II
Authors: Rodrigo Kelton Mendes
First Advisor: Juliana Silveira Mafra
First Referee: Samara Vilaça Xavier
Abstract: O presente trabalho tem como tema os processos sinestésicos no ensino/aprendizagem de Artes visuais e o objeto de pesquisa é a paisagem sonora nas aulas de Arte no Ensino Fundamental II. O problema gerador deste projeto surge das inquietações, provocações, dificuldades, desafios e limites, ancorados em uma prática pedagógica pessoal de ensino coletivo, como professor de Arte no âmbito da heterogeneidade, pluralidade, subjetividade e coletividade, experimentadas em uma sala de aula do atual contexto escolar. Nessa perspectiva, este trabalho busca investigar a paisagem sonora na aprendizagem de Artes visuais, indagando sua contribuição nos processos de experimentações artísticas, nas produções e criações de trabalhos, no desenvolvimento de competências e habilidades no campo da Arte, na otimização de elementos constitutivos das artes visuais, na pesquisa e análise de diferentes formas de expressão e na apreciação de diferentes produções artísticas, salientando a subjetividade individual e coletiva de alunos da educação básica do Ensino Fundamental II, com a faixa etária entre 12 e 15 anos. Por fim, a partir de uma possível correlação entre o objeto de estudo e sua contribuição no processo de ensino/aprendizagem em Arte, pretende-se contribuir com o aprofundamento dos conceitos de sinestesia e paisagem sonora, assim como estratégias de práticas pedagógicas e com o desenvolvimento de metodologia aplicada ao Ensino de Artes Visuais no Ensino Fundamental II da escola regular.
Abstract: This work has as its theme the synesthetic processes in teaching/learning of visual arts and the research object is the soundscape in Art classes in Elementary School II. The generator problem of this project arises from concerns, provocations, difficulties, challenges and limits, anchored in a personal pedagogical practice of collective teaching, as Art teacher in the context of heterogeneity, plurality, subjectivity and collectivity, experienced in a classroom of the current school context. In this perspective, this work seeks to investigate the soundscape on learning of visual arts, inquiring its contribution in the artistic experimentation processes, in the production and creation of jobs, development of skills and abilities in the field of Art, in optimizing constituent elements of the visual arts, in the research and analysis of different forms of expression and appreciation of different artistic productions, highlighting the individual and collective subjectivity of basic education students of the Elementary School II, with the age group between 12 and 15 years. Finally, from a possible correlation between the object of study and its contribution in the teaching/learning process in Art, is intended to contribute to the deepening of the concepts of synesthesia and soundscape, as well as pedagogical practices strategies and the development methodology applied to the Visual Arts Teaching in Elementary School II of regular school.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Arte e educação
Sinestesia
Percepção
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34596
Issue Date: 1-Mar-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_final_rodrigomendes.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.