Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34597
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Reflexões sobre sensibilidade e a importância da criação de espaços afetivos na escola por meio da arte
Autor(es): Liliane Pereira de Souza
Primeiro Orientador: Cássia Macieira
Primeiro membro da banca : Walmira Costa
Resumo: Este trabalho, de caráter testemunhal, escrito na primeira pessoa do singular, visa investigar as relações e ambientes afetivos que podem ser construídos na educação formal. Partindo da análise dos impactos dos processos artístico-pedagógicos na criação de espaços sensíveis e de afeto no contexto escolar. Buscou-se, assim, relacionar as ideias de Paulo Freire, Vygostky, Wallon e Ana Mae Barbosa com a experiência da professora de artes na educação pública e privada. O trabalho apresenta relatos de experiências da professora de artes e os desafios que surgiram no processo de lecionar. Trata também das formas buscadas para estreitar laços com os alunos e criar ambientes de afetividade e sensibilidade para vivências artísticas, a fim de potencializá-los em seus processos de criação artística nas aulas de artes. O trabalho também apresenta uma reflexão de acordo com a Série Professor Artista, produzida em mídia DVD pelo Laboratório de Artes e Tecnologias para Educação (Innovatio), da UFMG. Esse material tem como objetivo dar continuidade às discussões sobre a experiência do professor-artista em sala de aula. Sendo esse, um motivador para ampliação de novos olhares sobre o espaço do qual o aluno está inserido e também contribuir com a sua interação com o meio escolar, com o território e a cidade, de forma sensível e afetiva.
Abstract: This study, of a testimonial character, written in the first person of the singular, aims at investigating the affective relations and environments that can be built in the formal education. Starting from the impact analyzes of the artistic-pedagogical processes in the creation of sensitive and affective spaces and the affection in the school context. Therefore, there was a search to relate the ideas of Paulo Freire, Vygostky, Wallon and Ana Mae Barbosa to the experience of an art teacher in the public and private education. The study shows reports of the art teacher‟s experience and the challenges that came up during the teaching process. It also deals with the ways searched to narrow bonds with the students and to create environments of affection and sensibility for artistic experiences with the purpose of enhancing them in their artistic creations in the art classes. The study also presents a consideration in agreement with the Teacher Artist Series, produced in a DVD media by the Arts and Technology for Education Laboratory (Innovatio) of the UFMG (The Minas Gerais State Federal University). This material aims at giving continuity to the discussions about the teacher-artist experience in the classroom. Thus, it is motivational for the broadening of new looks upon the classroom space in which the students are inserted and also contributes for their interaction with the school environment, with the school means, with the territory and the city, in a sensitive and affectionate way.
Assunto: Arte - Estudo e ensino
Afetividade
Arte e educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34597
Data do documento: 29-Fev-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
devolução monografia Liliane versão final pós revisão_23 de abril.pdf514.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.