Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34598
Type: Monografia (especialização)
Title: TDICs e os recursos audiovisuais como material didático-pedagógico: ampliando os conhecimentos sobre o ensino de artes visuais no ensino fundamental
Other Titles: TDICs and audiovisual resources as teaching didactic material: expanding knowledge about teaching visual arts in elementary school
Authors: Rosilene Monteiro dos Santos Costa
First Advisor: Maurício Silva Gino
First Referee: Geraldo Freire Loyola
Abstract: O objetivo deste trabalho é identificar, refletir e compreender como o uso das tecnologias digitais contemporâneas podem contribuir como material didático-pedagógico viabilizando o acesso do estudante a bens artísticos e culturais. O estudo se justifica devido à falta de recursos humanos e financeiros, bem como questões de segurança que têm inviabilizado o acesso do estudante a esses bens na forma presencial. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que visa aprofundar e analisar o processo de ensino-aprendizagem específico, perscrutando amparos teóricos do tema nas referências utilizadas. Utiliza-se também a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) documento normativo de âmbito nacional, que orienta como deve ser estruturado o currículo de ensino de Artes. Os resultados deste estudo evidenciam que as professoras de Arte e a equipe pedagógica da escola Municipal onde trabalho, no Município de Contagem - MG, têm avançado nessa concepção, principalmente no que se refere à organização mais democrática dos espaços-tempos propiciando aos estudantes o acesso aos saberes artísticos e culturais historicamente produzidos. Por meio das referências consultadas observa-se que a integração das tecnologias digitais contemporâneas no Ensino de Artes Visuais pode favorecer a visitação de museus e galerias, bem como a apreciação de obras artísticas, contudo, não substitui a experiência estética de quando se tem um contato físico com a obra de arte.
Abstract: The goal of this work is to identify, reflect and understand how the use of contemporary digital technologies can contribute as pedagogical didactic material to enable student access to artistic and cultural goods. The study is justified due from shortage of human and financial resources as well issues of security has restrained student access to these goods in person. This is a bibliographic search, which aims to deepen and analyze the specific teaching-learning process, searching for theoretical support of the theme in the references used. Also used is the Common National Curriculum Base (BNCC, 2018) a normative document of national scope which presents how should be structured the curriculum of teaching art. The results of this study show that Art teachers and the pedagogical team of the Municipal School of Contagem – MG, presented by the researcher have advanced in this conception, especially with regard to the more democratic organization of space-times, providing students with access to the historically used artistic and cultural knowledge. Through the references consulted, it is observed that the integration of contemporary digital technologies in the Visual Arts Teaching can favor the visitation of museums and galleries, as well as the appreciation of artistic works, however, it does not replace the aesthetic experience of having a physic contact with the work of art.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Arte e educação
Tecnologia educacional
Arte e tecnologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34598
Issue Date: 28-Feb-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons